TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didatica Plano De Aula

Trabalho Universitário: Atps Didatica Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA: PROJETO HISTÓRIAS E CONTOS INFANTIS

Eixo temático – linguagem oral e escrita, raciocínio.

O plano de aula tem como alvo os alunos da Pré- escola, turma que tem 25 crianças entre 5 e 6 anos, sendo 12 meninas e 13 meninos, a sua maioria de classe média-baixa, residentes na zona sul de São Paulo no bairro do Jardim Umarizal e matriculados na escola “ Cirandinha Educação Infantil”

Quanto aos recursos disponíveis em sala de aula temos: 1 quadro branco, 1 retroprojetor, 1 televisão, 1 aparelho DVD, 1 radio CD, 30 carteiras infantis, 30 cadeiras infantis, 1 estante com livros infantis.

Para o desenvolvimento deste projeto temos a possibilidade de utilizar histórias infantis em DVDs, livros e musicas.

O tema desenvolvido em sala de aula será : “Histórias e contos infantis”, com a finalidade de estimular o raciocínio e a expressão oral e escrita, conteúdo de relevante importância para crianças nesta faixa etária, visto que estão em processo de alfabetização.

A DIDÁTICA TEÓRICA E DIDÁTICA PRÁTICA

A didática teórica na verdade é um conceito vazio e sem sentido, pois os professores participam muito pouco ou nada da elaboração atividades que serão desenvolvidas em classe.

Quando falamos em didática teórica o planejamento aparece como um recurso obrigatório tendo em vista a previsão de todas as atividades a serem desenvolvidas e os objetivos a serem alcançados, entretanto na prática esses conceitos teóricos são ineficazes, pois o professor tem que adaptar todo o conteúdo, todas as atividades à realidade da classe com que trabalha.

A didática prática nada mais é do que essa adaptação que se faz necessária para o desenvolvimento do trabalho em sala, colocar os alunos dentro do contexto, para que cada atividade tenha um motivo, e esteja presente no dia a dia dos educandos despertando o interesse e captando a atenção dos mesmos.

TEMA

O tema do nosso trabalho será “ Histórias e contos infantis”

A preparação para o desenvolvimento requer:

Separar na biblioteca da escola livros infantis que possam ser utilizados;

Pedir que as crianças tragam de casa seus livros e DVDs com suas histórias preferidas;

Confeccionar fantoches para a encenação das histórias;

Separação de músicas que retratem contos e histórias infantis.

TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS

• A escolha da história deve ser feita previamente, de acordo com a faixa etária a ser atendida. Contudo, o professor deve estar pronto para adaptar-se ao público, esse ajuste é feito ao vivo, de uma forma rápida e quase imperceptível.

• Se os alunos se distraem, há que mudar o relato, abreviando o enredo, introduzindo novas peripécias, criando suspense. Se os alunos se mostram fascinados, vale a pena prolongar o efeito e ir adiando o desfecho.

• Identifique previamente os acontecimentos-chave para os apresentar de forma clara e sugestiva.

• Conte a história como se estivesse a vê-la desenrolar-se por cenas.

• Observe as reações das crianças enquanto conta a história para poder fazer os ajustes necessários. Pode, por exemplo, aligeirar uma situação se as crianças estão assustadas ou torná-la mais dramática para envolver emocionalmente os ouvintes.

• Sempre que possível envolva as crianças no relato.

• Pedir as crianças que repitam frases, façam os gestos adequados para sublinharem a ação, emitam os sons que a história refere (vento, bater à porta, etc.).

• Suscitar antecipações, perguntando: O que é que acham que vai acontecer a seguir?

• Cada criança escolhe o momento preferido e conta-a em pormenor acrescentando o que quiser.

• As crianças são convidadas a contar a história muito rapidamente e referindo apenas o essencial.

JUSTIFICATIVA DA AULA

As histórias e contos infantis estimulam e incentivam as crianças. Despertam a imaginação, o faz de conta , a memória, o raciocínio e colaboram para o desenvolvimento do ensino aprendizagem

OBJETIVOS

• Identificar as histórias e contos infantis;

• Reconhecer a importância das histórias e contos infantis;

• Despertar e desenvolver na criança a vontade de aprendera ler e o amor pelos livros, visando permitir que não só aprenda a decifrar códigos escritos, mas que compreenda o que lê, construindo significados;

• Desenvolver o raciocínio, a expressão oral, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança

• Estimular e incentivar o processo de ensino aprendizagem

DURAÇÃO

Na escola mencionada, “ Cirandinha Educação Infantil”, a aula de Histórias e contos infantis é realizada durante todo o ano letivo, todas as terças-feiras, contando com a colaboração das crianças e pais que enviam a cada semana uma nova história e com a criatividade das professoras que buscam algo novo a cada aula.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Em uma roda de conversa avaliar o nível de compreensão da história e pedir às crianças que façam um desenho ilustrando a história que foi contada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considera-se que a contação de histórias é de suma importância na educação infantil, para que os pequenos leitores se tornem leitores mais competentes.

Acredita-se que é necessário que a prática da contação de histórias ocorra desde a mais tenra idade, e deva ser incentivada no âmbito escolar para proporcionar o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo.

Por esse motivo, a histórias tem papel primordial no desenvolvimento do indivíduo, possibilitando-o ter a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer sua experiência de vida.

Desta forma, defende-se que a contação de histórias no contexto escolar deve servir não somente como meio didático, para distração ou para aquietar as crianças, mas também como recurso significativo na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, pois muitos são os atrativos tecnológicos que levam os alunos a se distanciarem do prazer da leitura, trazendo alienação. As histórias neste sentido contribuiram para aquisição de conhecimento do aluno, pois, acredita-se que a partir do momento em que a literatura infantil é apresentada no contexto escolar, passa a ter função pedagógica e não apenas fruição.

Entende-se que o professor deva proporcionar momentos em que os alunos sintam prazer ao estar em contato com as histórias. Por isso, ele deve planejar, organizar, construir e se necessário reconstruir suas práticas para que os resultados sejam significativos, deste modo o aluno, terá uma bagagem maior de conhecimento, e o professor perceberá nitidamente o enriquecimento de seu discípulo.

Sendo assim, ressalta-se o papel fundamental do professor no desenvolvimento do trabalho com contação de histórias, pois será aquele que fará a mediação entre a criança e a história e fará com que o interesse da leitura seja despertado no aluno, para que o mesmo faça uso da leitura espontaneamente e criticamente. Assim, o professor, ao fazer o uso da contação de histórias, deve estar atento se a idade das crianças é compatível com a história, se o ambiente está organizado adequadamente, deve perceber se há interesse pela história escolhida e também quais recursos poderão despertar a imaginação e o interesse da criança.

Por fim, acredita-se que o emprego das histórias, especificamente no que diz respeito ao espaço da educação infantil, deve ser uma atividade que propicie sentimentos, emoções e aprendizagem, necessitando de uma ação sistematizada e planejada, para promover o desenvolvimento integral da criança, tornando o indivíduo crítico, criativo, consciente e produtivo.

BIBLIOGRAFIA

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,

2003.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria – análise – didática. São Paulo:

Moderna, 2009.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 2006.

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »