TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ELETRICA

Ensaios: ATPS ELETRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

3. Passo 1

Basicamente a diferença entre corrente alternada (ca) e corrente contínua (cc) é o sentido da tal corrente. Uma corrente elétrica nada mais é do que um fluxo de elétron passando por um fio. Se os elétrons desse fio se movimentam em um único sentido, essa corrente é chamada de “corrente contínua”. Se eles mudam constantemente, essa corrente é chamada de “corrente alternada”.

Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir a energia para locais mais distantes. A energia que usamos em nossas casas está sendo produzida por usinas e, muitas vezes precisam percorrer quilômetros até chegarem à tomada. Quando transmitida por corrente alternada, essa energia não perde muita força no caminho. Isso porque a corrente alternada pode ficar com uma tensão muito maior do que a contínua e assim, pode chegar a uma distância muito maior sem muitas perdas pela trajetória. Se transmitidas por corrente contínua, provavelmente iriamos precisar de uma usina em cada bairro para abastecer as casas com eletricidade.

3.1. Corrente Alternada

O fluxo de elétrons neste tipo de corrente não segue um sentido único, ora vão para frente, ora para trás, alternando 120 vezes por segundo. Essa variação é fundamental, pois os transformadores que existem em uma linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado.

A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).

3.2. Corrente Contínua

Neste tipo de corrente o fluxo de elétrons passa pelo fio no mesmo sentido. Sem alternância, essa corrente não é aceita pelos transformadores e não recebem alta voltagem. Como a energia não pode seguir muito longe, corrente contínua é usada em pilhas e baterias para percorrer circuitos internos de aparelhos eletrônicos.

O fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção, diferente da corrente alternada cujo sentido dos elétrons varia no tempo. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.).

Este tipo de circuito possui um polo negativo e outro positivo (é polarizado).

4. Passo 2

Na tabela abaixo podemos ver exemplos de frequência utilizada em alguns países.

País Frequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com