TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTRATEGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

Dissertações: ATPS ESTRATEGIA E DINÂMICA COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

ETAPA 1 5

ETAPA 2 7

ETAPA 3 9

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

Fundado junto com o Bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande Mato Grosso do Sul nos meados de 1985 o Supermercado Santo Antônio vem crescendo e se modernizando junto com a população campograndense, ajudando muito o desenvolvimento da região tanto economicamente quanto socialmente. Começou como tantos no modelo familiar, onde o casal de proprietários se revezava no atendimento de fornecedores e clientes. Hoje mantém esse perfil amigável e gentil de interior junto com estrutura de uma grande empresa do comércio varejista de bens de consumo.

Como toda empresa que tem resultados positivos, depois de anos de trabalho, chegou o momento de crescer, não apenas pelas oportunidades que a região lhe oferece, mas principalmente com a intenção de blindar a região, não deixando espaço para os concorrentes e ou minimizar as intenções desses ali se instalar.

ETAPA 1

UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIO ( UEN )

A elaboração de uma UEN (Unidade Estratégica de Negócios) é um importante passo para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes. Uma Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida, grosso modo, como sendo um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado alcançar a máxima eficiência e eficácia.

O intuito com a implantação de uma UEN é fazer com que um determinado setor da organização atue de forma estratégica e otimizada dentro de uma AEN, Área estratégica de Negócios. A AEN é o segmento de mercado no qual a organização atua através da sua, ou das suas UEN. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro das AEN.

Normalmente, diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN seja a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue, ou comece, a ser competitiva no mercado onde atua. Concorrência, transformação e instabilidades do setor, concorrência, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz.

Claro que não somente fatores externos e ofensivos induzem uma organização a desenvolver uma UEN, muitas vezes, ao serem vistas potencialidades frente a mercados específicos e disponíveis, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar auferir o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.

Uma administração por UEN deve levar em conta diversos fatores além dos externos. Fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional em direção à Unidade Estratégica de Negócios. Como uma UEN redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, que devem perceber o quão benéfico à organização pode ser a definição de uma UEN.

Organizações de grande porte, e que centralizam muito as decisões, frequentemente se veem em situações nas quais o acumulo de tomadas de decisão acabam prejudicando a fluidez de suas atividades. A Unidade Estratégica de Negócios tem como finalidade, dentre outras, de diminuir a carga de responsabilidade da alta cúpula administrativa, trazendo para um grupo menor e altamente capacitado a responsabilidade para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades concernentes àquela determinada AEN (Área estratégica de Negócios).

ETAPA 2

ANÁLISE SWOT

O Governo do estado do Mato Grasso do Sul, junto com a Caixa Econômica Federal nos anos de 2007 à 2009 construíram e entregaram à população 3300 novas casas populares região do Maria Aparecida Pedrossian em duas etapas, com isso a região foi alvo de vizitas de investidores e especuladores de todos os segmentos e setores, o comercio reagiu, a economia regional sofreu um forte impacto positivo.

Esse fato fez com que os proprietários do Supermercado Santo Antonio colocassem em prática com urgência um plano que até o momento só estava no papel, abrir um segundo Supermercado Santo Antônio naquela região, com a intenção principal de afastar os possíveis concorrentes. Como disse o proprietário na época a um amigo e fornecedor “eu abro ou outro abre.”

Os proprietários então contrataram uma empresa de consultoria para ajudá-los a viabilizar o projeto e iniciar uma pesquisa de mercado onde a ferramenta usada foi a análise Swot, pesquisa muito importante, pois apresenta uma fotografia do mercado e se a praça é oportuna para ativação do projeto, expõem as oportunidades e ameaças no ambiente esterno e forças e fraquezas no ambiente interno.

Supermercado Santo Antonio 2

Análise Swot

Ambiente Externo Ambiente Interno

Oportunidades Ameaças Forças Fraquezas

Agregar volume Abertura de concorrentes Fornecedores fiéis Investimento alto

Capturar novos clientes Retorno do Investimento Geração de empregos

Mão de obra especializada

Aumentar rentabilidade Falta de incentivos fiscais Fortalecer a marca Manter a qualidade

Aumentar distribuição numérica Perder o controle da gestão Inibir o concorrente

Preços atrativos

Preços tabelados

Poder de compra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com