TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etica Na Gestão Empresarial

Casos: ATPS Etica Na Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS” 4

2.1. Sinopse do filme 4

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração 5

3. CONCLUSÃO 6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1 - INTRODUÇÃO

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

Sinteticamente, a ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo. Está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

O comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. E na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o bem individual e comum.

Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais. A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpados do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social.

No meio empresarial, as instituições públicas ou privadas passaram a perceber como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade, como exemplo, partindo a tratar com maior ênfase mecanismo que efetivamente maximize a responsabilidade social e ambiental das organizações, a fim de afirmar uma imagem de comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para desenvolvimento e sustentabilidade tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido.

2 - A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1. Sinopse do filme

O filme conta a história de Ryan Binghan (George Clooney), um executivo que desempenha o papel de demitir pessoas e tentar convencê-los de que perder o emprego é começo de uma nova vida. Este trabalho está longe de ser o melhor emprego do mundo, mas ele está longe de estar insatisfeito com sua vida. Aeroportos e hotéis o fazem se sentir mais feliz do que quando ele está em sua própria casa.

Ryan tem um objetivo que é atingir o número de dez milhões milhas e suas viagens o motivam a alcançar esta meta. Por está sempre viajando Ryan não tem uma vida social e nem convívio com seus familiares, ao longo do filme demonstra ser uma pessoa solitária por opção que vive exclusivamente para o trabalho.

Em uma de suas viagens, ele conhece Alex (Vera Farmiga), também executiva, que tem o mesmo estilo de vida que Ryan, só que um pouco reservada em relação a sua vida pessoal.

Seu estilo de vida é ameaçado com a chegada de Natalie Keener (Anna Kendrinck) na empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Ao invés de viajarem, eles fariam à demissão através de uma videoconferência, cortando os custos de viagem e hospedagem. Binghan se opõe pelo tratamento que as pessoas vão receber, mas seu chefe não está muito preocupado com isso. Natalie é então encarregada a acompanhá-lo em suas viagens, para conhecer de perto a situação. O resultado é devastador, emocionalmente falando.

Aos poucos, na companhia dessas mulheres, Ryan Bingham começa a ver o outro lado da moeda. Em sua relação com Alex, mesmos interesses, mesmas ambições, mesma agenda corrida de trabalho. Só que, como é comum nos relacionamentos, logo se quer mais. Esta necessidade é uma surpresa para Bingham. A pergunta "nos momentos mais importantes de sua vida, você está sozinho?" logo é aplicada a ele próprio. A resposta é uma mudança brusca, no sentido filosófico de existência. Ryan Bingham jamais será o mesmo, por ser impossível retornar ao estágio anterior quando se conhece o outro lado. Mas Ryan se decepciona ao saber que Alex tem uma família e que ela o usava como uma válvula de escape, um refúgio.

Natalie recebe a notícia de que um dos funcionários demitidos por ela se matou. Sentindo-se culpada com o ocorrido resolveu pedir demissão do seu atual emprego enviando uma mensagem do celular para seu superior. Ryan por sua vez se comove com essa atitude e escreve uma carta de recomendação para que ela seja recolocada em uma nova empresa. Ryan continua sua jornada, que era o que mais gostava de fazer.

Amor Sem Escalas é um filme sobre a solidão, ser solitário por opção, saber lidar com o estar sozinho, as dificuldades de relacionamento nos dias atuais, o impacto emocional que imprevistos provocam, o que esperar da vida, sobre não conseguir suportar a vida em casal e ao mesmo tempo sentir falta de algo por estar sozinho. Ou seja, sobre viver.

Personagens:

Ryan Binghan: George Clooney (Personagem principal)

Natalie Kenner: Anna Kendrinck (Personagem Principal)

Alex Goran: Vera Farmiga ( Namorada de Ryan)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com