TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICA ETAPA 1

Trabalho Escolar: ATPS ÉTICA ETAPA 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1) Qual o papel da ética no cotidiano do profissional de sua área 03

2) O que é Ética 03

3) O que é Moral 04

4) O que é prática moral na sociedade 04

5) Quais as diferenças e semelhanças entre ética e moral 04

6) Citações 05

1)Qual o papel da ética no cotidiano do profissional de sua área?

O papel da ética no cotidiano é de suma importância, pois é na ética que baseamos as ações a serem tomadas, antes e depois de cada situação, como por exemplo, julgar uma ação errada por parte de um colaborador e o que fazer com o mesmo após o julgamento da ação.

2) O que é Ética?

Atualmente a palavra ética tem se tornado uma expressão muito usada no cotidiano das pessoas e nas corporações, pela sua constante exposição pela mídia e pelos impactos promovidos por esta. Mas afinal, o que é a ética a que todos se referem?

Vivemos em uma sociedade onde temos liberdade de expressão e pensamento. A expressão de um indivíduo pode até ser contida, ao passo que o pensamento não pode ser censurado, pode somente ser influenciado. A ética adotada pode ser por ele mesmo modificada em razão de mudança de valores e parâmetros que a sustenta, assim sendo, o liberal do passado pode ser o conservador do futuro, e vice versa.

A ética pessoal funciona como uma bússola para o individuo, orientando-o a proceder a um juízo de valores pré-adotado por ele mesmo. A sua liberdade de pensamento cria no intimo de sua consciência uma espécie de “laboratório privado” onde situações passam por análises que visam moldar sua concepção sobre um determinado assunto. Em se tratando de limites do campo da ética pessoal, podemos citar a respeito que devemos ter ética adotada pelo próximo, o respeito à dignidade humana e aos princípios de cada cultura. Temos que ficar sempre atentos para não invadirmos a liberdade do próximo, pois o que pode estar certo para você pode não estar para outro.

3) O que é Moral?

Ao partimos da idéia que moral é construído culturalmente, podemos dizer que se trata da nação do indivíduo com o certo ou errado. Os princípios morais como honestidade, bondade, respeito, virtude e outras mais, determinam a moral de cada individuo. Moral provém de costumes, são atos decisos regidos pela sociedade em que se vive, por isso como expressão e condição de seres humanos ou de pessoas raciais, proibindo moralmente a violência e favorecendo o convívio social, pois considerar o próximo é em aspecto fundamental da moralidade.

4) O que é prática moral na sociedade?

A moral possui, em sua essência, uma qualidade social. As idéias, normas e relações sociais se desenvolvem em correspondência com uma necessidade social; ou seja, regular as ações dos indivíduos nas suas ações mútuas ou em comunidade.

Uma mudança radical da estrutura social provoca uma mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com