TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

RIO CLARO – 2011

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do curso de Serviço Social, da Faculdade Anhanguera Educacional de Rio Claro, ministrada pela professora Edilene Maria de Oliveira.

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

RIO CLARO – 2011

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

OBJETIVO: Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos.

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso de Serviço Social

Data de Aprovação___ de ________de 20__

Professor Fábio Eduardo Cressoni:_______________________

Bacharelado em Serviço Social, Leme

INTRODUÇÃO

Usa – se muito a palavra sustentabilidade para qualquer coisa. Fala – se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica e assim por diante.

A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja sustentabilidade. Muitas pessoas associam à preservação do meio ambiente. È uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais que cuidar do planeta para que seus recursos sejam usados de forma responsável e não destruídos.

Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna – se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais.

Conceito de Sustentabilidade

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem o comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”

Relatório Brundtland, 1987, ONU (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – tema “Nosso Futuro Comum”).

Sustentabilidade é mais que um conceito, é uma necessidade urgente de ações coletivas que visem o bem estar da humanidade e também do planeta com a finalidade de garantir a vida para todos no futuro.

A ganância por poder, o egoísmo do mais ter, levou o homem ao caos que estamos vivendo nos dias atuais. Movido pela ganância e o poder, o homem fez do seu meio de subsistência uma devastação sem precedentes. É lamentável olharmos para o planeta e vermos quanta desolação o homem é capaz de causar. Seu próprio alimento se tornou escasso, a água potável é quase rara, e o ar que respiramos já não é mais fonte de vida, mas, de doenças e contaminações provenientes da poluição causada ao meio ambiente. Através de ações predatórias dos recursos naturais o homem não teve a preocupação e o cuidado de usar esses recursos de forma racional e sensata, esquecendo-se de que um dia isso tudo poderia faltar e até acabar.

Através da ONU (Organização das Nações Unidas) os países desenvolvidos e em desenvolvimento foram convocados a tomar atitudes que visem melhorar as condições climáticas e ambientais do planeta, lembrando que as riquezas naturais é um direito de todos ricos e pobres e que, portanto todos têm o dever de garantir o acesso a elas para todos no mundo, através de políticas públicas, ações empresariais e sociais que visem garantir esse direito à vida de todos os seres. Estudos feitos por cientistas e ambientalistas mostraram que medidas precisam ser tomadas urgentemente. Aquecimento global, escassez de alimento, a falta de água potável, solos empobrecidos, ar poluído, desequilíbrio ambiental instaurado e um planeta rumo ao caos.

A era da industrialização trouxe equilíbrio econômico, porém desequilíbrio ambiental poluindo rios, mares, solos e o ar, e com isto a sustentabilidade encontra-se- ameaçada, pois as riquezas e recursos naturais não são capazes de se recompor na mesma velocidade, tornando a vida cada vez mais difícil, propagando a miséria, a desigualdade social e econômica e gerando problemas imensuráveis nos quatro cantos do mundo.

É hora de buscarmos soluções e ações que visem garantir o direito de viver de todos nas gerações futuras, inclusive da espécie humana.

Ações sociais, governamentais, empresariais e globais precisam ser realizadas e apoiadas por todos nós coletivamente. Através da ONU os países têm discutido meios e traçado metas para promover e garantir a sustentabilidade. Em setembro de 2000 em Nova York, 189 parceiros firmaram acordo na chamada “Cúpula do Milênio” denominado: Os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio onde, se comprometeram tomar medidas que visem melhorar as condições de vida no planeta a média e longo prazo.

São essas ações que temos de apoiar, aplicar e divulgar com a finalidade de assegurar o direito à vida no presente e no futuro quando nossos filhos e netos construirão o planeta do futuro.

Política Nacional e Meio Ambiente

O Brasil é o pais que possui o maior patrimônio de biodversidade do planeta, sendo que mais de 16% do território brasileiro é de area de proteção ambiental. Com todo esse patrimônio ambiental, foi criada em 31 de agosto de 1981 a política nacional do meio ambiente que tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental, visando condições ao desenvolvimento econômico, interesses da segurança nacional e a proteção da vida humana. Essa politica é regida pelos seguintes principios:

I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo;

II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;

IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;

V - controle e zoneamento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com