TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos E Teóricos Metodológicos III

Monografias: ATPS Fundamentos E Teóricos Metodológicos III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

 1. CAPA............................................................................................01

 2. SUMÁRIO....................................................................................02

 3. INTRODUÇÃO............................................................................03

 4. AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO................04

 5. ASSITENCIALISMO...................................................................05

 6. MERCADO TRABALHO............................................................05

 CONCLUSÃO.....................................................................................14

 8. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA.............................................15

3. INTRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

A história do Serviço Social, sempre esteve atrelada aos interesses da classe dominante, ou seja, a burguesia. Sendo assim, o capitalismo surge como um grande mecanismo de ascensão das elites e do predomínio das relações de poder. De um lado, o proletariado, que vende sua força de trabalho, vivendo a mercê das condições dignas de vida na sociedade.

O Serviço Social surge como suporte de reprodução da mentalidade dominante, amparado pela ideologia da igreja, numa perspectiva da caridade crista.

Serviço Social numa visão mais consciente e critica de sua própria posição na sociedade, que ajudaram na legitimação da profissão, mas por suas limitações frente aos problemas a serem superados, que são gerados pelas desigualdades sociais.

Hoje o Serviço Social participa de varias frentes de restauração e efetivação de direitos, trabalhamos em áreas diversas, temos uma visão ética de acordo com os interesses a serem almejados nos planos de contingência para executarmos o melhor para cada usuário do sistema.

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

‘’ PENSAR NO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE REQUER OS OLHOS ABERTOS PARA O MUNDO COMTEMPORANEO PARA DECIFRA-LO E PARTICIPAR DA SUA RECRIAÇÃO’’

Romper com as amarras do passado, deixando de lado as visões endógenas, é preciso, e necessário para que seja extrapolar, para melhor entende-lo na historia da sociedade.

Os maiores desafios que enfrentamos hoje é decifrar a realidade, a construção de propostas trabalhistas criativas e capazes de preservar e efetivar, as demandas atuais no cotidiano do mercado capitalista.

O Serviço Social tem que ser visto como ‘’ Trabalho’’, reconhecido profissionalmente, sendo condicionada pelas relações Estaduais, Sociedade Civil, manifestando o vinculo nas áreas de produção e reprodução da vida social.

Atualmente a desigualdade social é umas das mais graves, vivenciada pelo sistema de produção e reprodução do capitalismo que resulta a resistência e rebeldia da sociedade, sendo este o maior campo para o serviço social, motivando no assistente social algumas formas de expressões que modificam a atualidade, as desigualdades sociais, com conhecimento em mediação e ênfase no cenário em que a profissão mais atua com a realidade que a cerca que seria a desigualdade social.

Nesta conjuntura de realidade reafirma a necessidade se superação de práticas nos impulsionando a ter sempre um olhar para o mundo contemporâneo, aprenderem o significado e papel do serviço social na sociedade capitalista ‘’ produção ‘’ reprodução’’, verificando as novas fases e demandas do mercado.

Assistentes Sociais, que tenham que procurem sempre as atualidades nos conhecimentos teóricos e metodológicos, políticos que auxiliem o desenvolvimento nas habilidades como profissionais de direito, com visão ética acima de todos os princípios.

4. AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

Neste processo somos desafiados em modo geral, digo em várias esferas que necessitem na intervenção do assistente social, uma carreira que repercute no mercado de trabalho capitalista, convivemos com inúmeras facetas da desigualdade, da retração do estado em suas responsabilidades, deixando de lado a disponibilização de verbas públicas orçamentais e no destronamento da prestação de serviços sócias públicos, gerando uma transferência de seus deveres para sociedade civil, ONGs que acabam gerando alterações no mercado.

Desta forma o assistente social cresce nas áreas que combatem essa distorção, atuando em serviços de recursos humanos, nas áreas que podemos modificar os comportamentos produtivos, em equipe, na qualidade e aprimoramento das demandas sociais.

Somos prestadores de serviços em empresas, para auxiliarmos na eliminação de conflitos, nos focos de tensões sociais e comportamentais na área da produção, contribuindo para que o absenteísmo diminua, viabilizamos os benefícios sociais, atuando como assistentes sociais com uma grande participação no mercado de trabalho x capital.

Há inúmeras mudanças no mercado de trabalho vivemos em uma gangorra, nosso mercado com economia instável pode colocar varias formas a neste contesto, procurei colocar através do que ouço e leio, temos um campo variável com muitas atividades a serem elaboradas, visando sempre o melhor para o usuário e sua comunidade.

5. ASSISTENCIALISMO

FILANTROPIA

É um conceito antigo que tem vários sentidos.

Uma técnica voluntaria e espontânea de doação, ajuda ou favorecimento as populações que vivem em estado de vulnerabilidade.

Assistencialismo parte de um senso comum, sem conhecimento ou qualificação profissional, classificadas com assistencialismo, não são compreendidas como direito social, mais como pratica paternalista.

Mantendo uma relação de doador e receptador, que permeada de boas ações, acarreta a dependência do usuário, fazendo com que a necessidade se constitua em objeto de ajuda, ou troca, gerando uma dificuldade que não tem solução

As desigualdades que são geradas pelo sistema de capitalismo em ordem crescente, aumentando as diferenças salariais, as diferenças entre classes alta, média e pobre.

O assistencialismo é a ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com