TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-GESTÃO DO CONHECIMENTO

Artigos Científicos: ATPS-GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  3.000 Palavras (12 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos

Polo Limoeiro do Norte-Ce

Taliny Clys de Carvalho Pitombeira Costa- RA 378733

Zilene de Moura Lima- RA 378739

Carla Mary Menezes Reges- RA 383643

Jaciana Azevedo dos Santos- RA 353932

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Turma N30 – Semestre 4

LIMOEIRO DO NORTE - CE

NOVEMBRO DE 2013

Taliny Clys de Carvalho Pitombeira Costa – RA 378733

Zilene de Moura Lima– RA 378739

Carla Mary Menezes Reges – RA 383643

Jaciana Azevedo dos Santos- RA 353932

Gilderlan de Almeida Araújo- RA 385554

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Turma N30 – Semestre 4

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Gestão de Conhecimento do Curso de Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Maria Celiane Magalhães.

LIMOEIRO DO NORTE-CE

NOVEMBRO / 2013

INTRODUÇÃO

O conhecimento possibilita uma maior compreensão de como lidar com os conflitos, as turbulências e os paradoxos que as empresas necessitam de um novo paradigma, ou ainda, que a gestão do conhecimento é a capacidade da empresa de identificar e transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários criando possibilidades para que este conhecimento seja efetivamente aplicado em favor do desenvolvimento de vantagens competitivas para a empresa. É uma etapa falando de vários tópicos que todos estão relacionados em um único fator Gestão do Conhecimento dentro de uma organização, hoje em dia é a ferramenta que o ser humano usa em pratica para por seu conhecimento atualizado no decorrer dos anos.

O conhecimento vem crescendo a cada dia mais no mundo e com isso as pessoas, as empresas atualizam seus conhecimentos em comunicação.

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.

As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiência, informação, valor, intuição e assim habilitamos avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano.

Afinal a Gestão do Conhecimento é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos, é o que manifesta a capacidade de analise de decisão e conhecimento levando em consideração a empresa tem vocação para a criação de desenvolvimento de novos produtos, tem estrutura para desenvolver inovação tecnológica.

DESENVOLVIMENTO

1. CONCEITOS

Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.

As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.

A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia.

Autor DAVENPORT E PRUSAK (1998) Apud VALENTIM (2003) definem Gestão Conhecimento como uma informação valiosa na mente do ser humano, que tem reflexão diante do contexto e da estruturação, captura transferências em equipamento, maquinas, que frequentemente é chamado tácito.

A gestão do conhecimento (GC) surgiu com o objetivo de apoiar o compartilhamento do conhecimento gerado por cada indivíduo, no espaço corporativo, de forma a possibilitar maior socialização e integração, buscando obter resultados positivos para o negócio da organização (Valentim2005). Para Plonski (2002), a gestão do conhecimento, GC surgiu em meados dos anos 90, como uma disciplina e uma função organizacional formalizada, primeiramente em empresas privadas e, logo em seguida, em empresas e órgãos governamentais. Muitas empresas (privadas e públicas) já se conscientizaram da importância da gestão do conhecimento nos dias atuais.

Neste contexto, o presente artigo se propõe a analisar a gestão do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), posicionando o instituto em relação às práticas gerenciais relacionadas à gestão do conhecimento em sua estrutura organizacional.

1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.

Com isso devemos comparar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com