TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO

Pesquisas Acadêmicas: ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDERP – UNIDADE 1

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DICIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSORA: MA. YALKO OSATI

TUTOR: VIRGINIA SANCHEZ

TUTORA GAD: CAMILA SANTOS OVIDIO

EDNÓLIA ALVES CHAVES – RA: 6582330572

ROSINEIDE LUCHI - RA: 6789430050

SINESIA LIMA - RA: 6787403535

MARIA DA G. TITA - RA: 1299480411

Campinas, 20 de Abril de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

CAPÍTULO 1 3

DEFINIÇÃO 3

SISTEMA FECHADO E SISTEMA ABERTO 4

PRAGMÁTICA DA COMUNIÇÃO HUMANA 4

CAPÍTULO 2 5

CONCEITO DE INOVAÇÃO 5

PESQUISA 5

CONCLUSÃO PESQUISA 6

INOVAÇÃO TECNOLOGICA 6

Fábio de Castro - Agência FAPESP - 18/05/2007 6

CAPÍTULO 3 7

VANTAGEM COMPETITIVA 7

FATORES QUE GERAM O FRACASSO NO AMBITO DA LIDERANÇA 9

CAPÍTULO 4 9

PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 9

DEFINIÇÃO 9

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

Objetivo deste trabalho é conhecer as mudanças que estão surgindo no comportamento de uma organização. Com leitura do texto Karla Sampaio, foi possível conhecer e definir parte do Comportamento dentro de uma Organização. O Sistema fechado e aberto com leitura do livro Idalberto Chiavenato intender a logística do sistema aberto e fechado.

Com o aparecimento de novas técnicas de gestão, que surgiram nos últimos anos uma consequência do avanço tecnológico e da globalização, as empresas nos dias de hoje buscam formas de se tornarem mais competitivas, investindo pesado em TI (Tecnologia da Informação), para agregar valores a suas vendas e ou serviços, sempre com o pensamento de aumentar lucros e reduzir custos.

O conceito eficiência esta ligado em como fazer determinada tarefa de maneira correta, utilizando os recursos disponíveis e os meios de maneira eficiente e objetiva, alcançando assim o resultado desejado, mas sem se preocupar, de que maneira o resultado foi alcançado, ou seja, durante o processo pode ter havido desperdício de recursos, tempo ou energia desnecessárias, no fim das contas o objetivo foi alcançado com eficiência, mas não de maneira satisfatória. O conceito eficácia seria de certa forma alcançar o mesmo objetivo de maneira sistemática, ou seja, realizar a mesma tarefa com o pensamento de economia de recursos e tempo, buscando sempre o caminho mais curto para alcançar o resultado de maneira satisfatória, sem deixar de lado a eficiência do processo. De maneira geral, o atual administrador tem que trabalhar com esses dois conceitos, para que a sua empresa possa ser mais competitiva no mercado atual, onde a concorrência e as informações estão em constante mudança e somente o administrador que dominar esses conceitos poderá se sobressair no mercado de hoje.

CAPÍTULO 1

DEFINIÇÃO

Leitura texto - Karla Sampaio

O Comportamento Organizacional visa estudar o individuo e seu comportamento, a organização foca ações e atitudes dos indivíduos, para melhor remanejamento dentro de cada grupo.

Possibilita visualizar o profissional que necessita de aprimoramento em grupo ou mesmos identificá-lo qual a função a que ele se destaca.

Conforme Karla Sampaio, toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscam resultados e se transformam em referencias. (Exemplo de tendência Cool Hunter caçador de tendência) Toda esta influencia tem diretamente seus impactos nos comportamento do Capital Humano, que inserido numa sociedade também é um influenciador dos comportamentos.

SISTEMA FECHADO E SISTEMA ABERTO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Autor: Idalberto Chiavenato

“Gouldner divisou dois modelos fundamentais de organizações Complexas”

1- Modelo “racional” de organização que adora a logica de sistema fechado, em busca de certeza previsão exata, como Administração Cientifica de Taylor, teoria Clássica de Fayol e Teoria da Burocracia de Weber. (Definição: Um exemplo de sistema fechado ISO Administrativo, segue um padrão sem mudanças e sem margens de erros).

2- O modelo “natural” de organização que adora uma logica de sistema aberto, na expectativa da incerteza, uma vez que o sistema contêm mais variáveis do que somos capazes de compreender, estando algumas delas sujeita a influencia que não podemos prever ou controlar. (Definição: A organização segue tendência, mudanças, acontecimentos diários, estão propícios a erros e acertos).

A Logica do sistema fechado busca a certeza, incorporando apenas as variáveis diretamente associadas ao empreendimento e sujeitando-as a uma rede de controle, monolítico. A lógica do sistema aberto alterna sua atenção entre o empreendimento e incorpora a incerteza, reconhecendo a intendência entre a organização e seu ambiente. “Ela concebe a organização como um sistema aberto e que se confronta com a incerteza.”

PRAGMÁTICA DA COMUNIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com