TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO PRONTA

Trabalho Universitário: ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO PRONTA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................................4

Discussão critica dos textos lidos.................................................................................5

Histórico da Empresa....................................................................................................6

Banco de Talentos_ A estratégia empresarial para a gestão de pessoas.......................7

Vantagens de possuir uma avaliação de desempenho...................................................8

Considerações finais .....................................................................................................9

Referências............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

A Gestão de Competências tem como objetivos selecionar, capacitar, desenvolver, avaliar, movimentar e reconhecer os perfis profissionais no tocante às suas qualidades e carências e alocá-los de acordo com as exigências de cada cargo. Tal gestão supre eventuais lacunas e agrega conhecimento aos colaboradores e empresas.

Esse tipo de gestão traz diversos benefícios às instituições, pois melhora consideravelmente o desempenho de seus colaboradores, identifica as necessidades específicas de treinamento, alinha os objetivos da empresa com os objetivos da equipe, aumenta a objetividade na avaliação e contratação de novos colaboradores, estimula os colaboradores, enriquecendo seu perfil, melhora os relacionamentos entre gestores e colaboradores, entre outros.

Desta forma, considerando a importância da gestão de desempenho nas organizações, e, ainda, considerando que a empresa estudada não possui tal ferramenta, apresentaremos uma proposta viável para implementação do referido sistema, visando a Avaliação de Desempenho dos seus funcionários.

DISCUSSÃO CRÍTICA DOS TEXTOS LIDOS

Os textos trazem diversos pontos positivos, o primeiro deles seria a aplicação de um sistema de Gestão do Desempenho baseado nas competências, o principal ganho seria o mapeamento do perfil dos indivíduos, pois assim saberíamos quais competências precisam ser desenvolvidas para com isso melhorar os resultados da organização e posteriormente usar esses perfis como base para recrutamento e seleção. A Avaliação de Desempenho também seria um ganho para a empresa e principalmente para os colaboradores, pois seria possível decidir sobre promoções e remuneração, medir o grau de satisfação dos indivíduos e verificar possíveis necessidades de capacitação e desenvolvimento. Indivíduos satisfeitos, desenvolvidos e capacitados produzem mais e com melhor qualidade, aumentando a competitividade da empresa. As organizações estão seguindo a tendência de investir no capital humano, pois é um ponto positivo para o crescimento. Capacitar os profissionais não só resultam em tarefas de qualidade, como na retenção de talentos e futuros talentos. Olhando de uma perspectiva mais negativista, esse plano de ação (Gestão de Desempenho, Mapeamento de Competência), só teria resultados expressivos de aplicados corretamente. Seria necessário total engajamento e comprometimento de todos os envolvidos e principalmente a presença de um RH estruturado e organizado. O que não é a realidade de muitas empresas, várias delas veem o RH como o setor de departamento de pessoal que cuida da folha de pagamento e outros processos burocráticos, sendo que na maioria dos casos não tem uma atuação expressiva na Gestão de Pessoas. O que prejudica demais essas organizações, pois no cenário atual, as pessoas podem ser consideradas fator crítico de sucesso nas empresas.

As decisões acerca da alocação dos colaboradores nos setores corretos são baseadas em critérios específicos, objetivamente mensuráveis, jamais por opiniões pessoais dos avaliadores. Para a realização adequada da avaliação, e desta forma, afastando-se as opiniões pessoais, criaram-se subsistemas que tornaram os processos mais objetivos, dentre eles o mapeamento e descrição de competências; a mensuração de competências; a remuneração por competências; a seleção por competências; o desenvolvimento de competências; a avaliação de desempenho por competências; além do plano de desenvolvimento por competências.

HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa Construtora Pereira Azevedo Ltda é uma empresa de pequeno porte e está localizada na Praça Tenente Francisco de Souza Lima, n°22, Centro Lavras/MG CEP: 37200-000 e atua na área de construção civil, possui 10 funcionários, sua missão é desenvolver, comercializar, construir e reformar habitações, visando a satisfação dos clientes, valorizando a equipe e parceiros, respeitando a sociedade e o meio ambiente, gerando resultados positivos para todos os envolvidos, a área de RH cuida desde os processos burocráticos como folha de pagamento; rescisão; admissão; férias, passando pelo recrutamento e seleção até a área de desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

A gestão de desempenho é de extrema importância na gestão de pessoas, pois visa trabalhar o desempenho das pessoas, mensurá-lo, fazer descobertas com relação a melhorias e isso meche diretamente com os colaboradores das organizações, pois são eles quem conhece o passo a passo de cada processo, as necessidades de mudanças destes processos e o que é preciso para que melhore.

Método de Avaliação de Desempenho da empresa:

Observação no posto de trabalho, os colaboradores são auxiliados e acompanhados no seu desempenho do dia-a-dia.

Pontos fortes desse modelo de avaliação:

Os funcionários são acompanhados no dia-a-dia e recebem ao final dele o feedback positivos, já vão para casa sabendo o que precisam melhorar no próximo dia.

Pontos fracos:

Causa muito stress aos avaliadores que devem passar todo o dia acompanhando a jornada dos funcionários e fazendo anotações dos erros ou possíveis erros que devem ser evitados observando formas de melhoria, tem que lidar diretamente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com