TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GEstao Empresarial

Trabalho Universitário: ATPS GEstao Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  5.854 Palavras (24 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 24

RAtps

Processos Gerenciais.

Atps apresentado à Faculdade de Tecnologia em Marketing da Faculdade Anhanguera Educacional de Santa Bárbara d’Oeste como requisito da disciplina de Processos Gerenciais. Professor Ricioti

Santa Bárbara d’Oeste

2011

Introdução

O trabalho a seguir destaca o que é planejamento e suas definições.

Segundo cada autor, poderemos nos conscientizar e por em pratica a idéia do planejamento e suas funções dentro de uma empresa, em uma escola, em casa ou onde estamos desenvolvendo um trabalho.

Vejamos algumas definições de Planejamento:

Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para intregar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios ( como será feito).(ROBBINS, 2000, p.116).

Planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010, p.4).

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).

Planejamento Tático

Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).

Planejamento Operacional

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).

Pesquisa comparativa

Conclui-se que Planejamento para Chiavenato (2007), Robbins (2000) e também com Oliveira (2010), é um processo pelo qual transformamos aquilo que ainda é teoria em prática, ou seja, através de estudos e trabalhos, colocamos em prática para que possamos atingir os objetivos, sejam eles profissionais, pessoais e outros.

Considerações

Para o Prof. Roberto Shinyashiki, o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução, saída, ou uma idéia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal etc. Conforme frases abaixo:

Visão é a arte de ver o invisível.

Visão é a arte de ver as oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.

http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2

Acesso em: 24 set. 2011.

Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente, que se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida. Afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver um problema. Conforme citação abaixo:

Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, Winston Churchill, ex - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/o-desafio-do-administrado-do futuro-2375/artigo/ Acesso em: 24 set. 2011.

De acordo com Chiavenato (2007), o planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.

Concluiu-se que, são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos, porém todos focam que o planejamento é um processo para que possamos atingir objetivos e/ou metas.

Desenho Departamental.

O aspecto organizacional de uma empresa está ligado ao seu nível institucional, que engloba o macro da empresa, objetivos e decisões estratégicas. Observamos que as diferenciações verticais e horizontais ocorrem pelo desenvolvimento dos departamentos, e normalmente estão um atrelado ao outro.

Existem vantagens e desvantagens nos processos departamentais, a vantagem é que podemos agrupar vários profissionais sob uma única chefia comum, garantido a utilização das habilidades técnicas das pessoas, a desvantagem é a introversão da empresa olhando para o seu próprio umbigo preocupado apenas com seus objetivos funcionais e deixando de lado os objetivos globais da empresa. Há divergências e conflitos de interesses e de objetivos por parte dos executivos de cada área funcional.

O sistema departamentalização engloba vários setores, e em todos os setores ele tem suas vantagens e desvantagens, quando falamos de clientela, o foco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com