TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Empresarial

Ensaios: Atps Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Estado - O que esse profissional faz numa grande empresa?

Terra - Este é um profissional que trabalha tanto com gestao de informações, quanto com gestão de aprendizado e planejamento estratégico. Neste sentido, é um profissional bastante especial, pois ele precisa ter uma boa noção das principais ferramentas de informática disponíveis (portais, gestao de documentos, e-learning, busca, etc) , dos objetivos estratégicos da organizaçao e das práticas e mesmo das teorias sobre aprendizado e desenvolvimento de competências. No final das contas, este é um profissional que ajuda as organizações gerenciarem melhor seus ativos intangíveis, suas bases de conhecimento, suas competências e a monitorar o ambiente competitivo, tratando, filtrando e encaminhando informações relevantes para o negócio.

Estado - De que maneira?

Terra - O escopo do trabalho deste profissional pode se limitar a gerenciamento de portais, de bancos de dados, de mapas de competência, de banco de melhores práticas ou ter uma perspectiva bastante ampla, influenciando decisivamente os processos de inteligência competitiva, os planos de desenvolvimento de competências e mesmo o planejamento estratégico da organizaçao.

Estado - Qual a remuneraçao desse profissional?

Terra - Não tenho esta informação em termos financeiros. Posso, no entanto, ressaltar que nas grandes empresas que conheço aqui no Brasil, este cargo é ocupado por um gerente sênior. No exterior, vários destes profissionais ocupam cargos de nível de diretor com títulos como Chief Knowledge Office (CKO).

Estado- Qual a diferença entre o profissional de gestão do conhecimento brasileiro e o estrangeiro?

Terra - Creio que a principal diferença é o grau de responsabilidade e influência. No exterior as empresas inovadoras compreendem melhor como o conhecimento, os ativos intangíveis e a inovação geram valor. No exterior há uma compreensão muito maior que o recurso conhecimento é o único recurso empresarial eu pode gerar retornos exponenciais. O conhecimento e os ativos intangíveis têm uma propriedade única: são ativos que podem ser usados muitas vezes, inclusive ao mesmo tempo, sem desgaste. Ativos como máquinas, equipamentos, terra e mesmo dinheiro não podem ser usados simultaneamente.

No Brasil essa coisa de “conhecimento” ainda é, em grande medida, tratada de forma intuitiva ou como uma preocupação de RH. Isto é resultado de anos de uma cultura em muitas organizações voltadas para resultados de curto prazo. No exterior a dimensão conhecimento é tratada de forma mais explicita, deliberada e mutidimensional nos planos e ações estratégicas das grandes organizações.

Estado - De que forma a gestão do conhecimento é vista no Brasil (conceito)?

Terra - Eu tenho uma definição própria: Gestao do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com