TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestao Do Conhecimento

Ensaios: ATPS Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  6.954 Palavras (28 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 28

1. CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

1.1IDEIA INICIAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento é a gestão dentro da organização que trabalha com o conhecimento intelectual, ou seja o conhecimento que cada individuo possui, onde esse conhecimento possa ser criado e compartilhado entre todos assim a organização possa ter uma vantagem competitiva dentro do mundo do mercado, através do gestão do conhecimento onde consegue solucionar problemas, criar novas ideias e estar sempre se atualizando com inovações se tornado uma organização de sucesso.

1.2 DEFINIÇÕES DE DOIS AUTORES SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Segundo José Renato Sátiro Jr. a gestão do Conhecimento cuida em agregar valor ás informações, filtrando, resumindo e sintetizando estas, e dessa forma, desenvolver um perfil de utilização pessoal que ajuda a levá-las á ação. (pag.29). Os conceitos utilizados no campo de estratégia reconhecem a importância do conhecimento estratégico, mas ignoram o entendimento em relação a sua criação. Isso ocorre, principalmemte, porque esta área de estratégia, em via de regra, considera que apenas a alta gerência é capaz de pensar e manipular o conhecimento explícito existente, por tal motivo, uma quantidade enorme e conhecimento tácitos existentes em outros membros da organização, não são utilizados. Além disso, não é dada a devida atenção ao papel do conhecimento como fonte de competitividade (pag 31). As empresas devem entender que o conhecimento se tornou um ativo mais importante, e indispensável, por ser principal matéria- prima com o qual todos trabalham, A partir deste conhecimento, é possível obsevar o quanto ele é mais valioso e poderoso que qualquer outro ativo físico e financeiro.

Segundo Maria Terezinha Angeloni, a Gestão do Conhecimento organizacional é um conjunto de processos que governa a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização de conhecimento no âmbito das organizações. Uma organização do conhecimento é aquela em que o repertório de saberes individuais e dos socialmente compartilhados pelo grupo é tratado como um ativo valioso, capaz de entender e vencer as contigências ambientais. Nessa organização se observa uma forte ênfase na criação de condições ambientais, sociais e tecnológicas que viabilizem a geração, a disponibilização e a internalização de conhecimento por parte dos indivíduos, com o propósito de subsidiar a tomada de decisões. Pag. 2

1.3 QUESTIONÁRIO SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O conhecimento deve ser estimulado, tanto por parte da organização quanto por parte do indivíduo. Para que ele seja estimulado a criar um novo conhecimento, acima de tudo devemos dar ferramentas ao indivíduo, pegando o exemplo da Natura, onde se criou um “portal de conhecimento”, onde se encontra informações, conceitos e registros de conhecimento das práticas comerciais.

O foco principal para criar um novo conhecimento, deve ser sempre no ativo principal, que é o fator humano, sendo assim tornando a gestão de conhecimento uma ferramenta explícita , incentivando e criando mecanismos que facilitem aos empregados o compartilhamento de seus conhecimentos. Destaca se também o clima empresarial, pois um fator essencial é o ambiente, pois se ele favorece esse desenvolvimento ou se ele é um fator negativo, onde o funcionário é apenas “mais um” dentro da organização.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Através da disseminação e o compartilhamento do conhecimento entre todos a partir de palestras, debates, treinamentos em grupo através da tecnologia organizacional e a troca de experiências que cada um tem para oferecer assim todos podem contribuir e adquirir novos conhecimentos dentro da organização de conhecimento favorecendo a todos.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Através do compartilhamento do conhecimento que esse funcionário tem com todos os colaboradores da empresa, onde todos possam adquirir esse conhecimento assim a organização estará sempre melhorando o conhecimento adquirido de cada um com a ajuda da criação e disseminação do conhecimento e que essa organização tenha um lugar que possa armazenar todo seu conhecimento organizacional.

1.4 MODELO SECI

O modelo SECI é a conversão do conhecimento de tácito para explícito, e vice-versa que se dividem em quatro:

• Socialização: de tácito para tácito, do indivíduo para o indivíduo compartilhamento de experiências, e com isso, de criação de conhecimento tácito- modelos mentais e as habilidades técnicas compartilhadas. Compartilhamento e criação de conhecimento tácito através das experiências;

• Externalização: de tácito para explícito, do individuo para o grupo, articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão coletiva;

• Combinação: de explícito para explícito, do grupo para a organização, os individuos trocam e combinam o conhecimento através de meios como documentos, reuniões, conversas telefônicas ou redes de comunicação computadorizadas. Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito;

• Internalização: tácito para explícito, da organização para o indivíduo, aprender a adquirir novo conhecimento tácito na prática;

1.5 RELATÓRIO

1.5 RELATÓRIO

A Gestão do Conhecimento pode ser definida como criadora de conhecimento dentro das organizações, através dela o conhecimento é disseminado e compartilhado entre todos.

As organizações precisam adotar a gestão do conhecimento para que assim possam criar novos ideias e assim surgirem inovações que as torne competitivas no mercado onde atuam.

A Gestão do Conhecimento é a gestão dentro da organização que atua na área do conhecimento, através de dos individuos que trabalham dentro dela criam estratégias onde possam criar e compartilhar o conhecimento entre todos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com