TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão Do Conhecimento

Dissertações: ATPS Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  3.615 Palavras (15 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO- GESTÃO DO CONHECIMENTO

LUARA DAL BÓ CARDOSO- 434091

LUCIANA VARGAS- 421904

SABRINA GOMES DE FREITAS- 415301

TAISE VIEIRA ZACHOHESKI- 421917

ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

MAURÍCIO DIAS - PROFESSOR A DISTANCIA

JOSE ANTONIO LAZARINI- TUTOR A DISTANCIA

CRICIUMA/SC 20 DE JUNHO DE 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DEFINIÇÃO E CRIAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES 4

APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ALIADA AO EFEITO DA INOVAÇÃO 7

GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

INTRODUÇÃO

Quanto mais agitado é o tempo, quanto mais conturbado é o mundo, mais contradições existem. Precisamos estar atentos a tudo que ocorre a nossa volta e absorver o máximo de informações, para depois poder fazer uso delas.

As mudanças estão ocorrendo em um ritmo muito acelerado, o avanço tecnológico, as mudanças no mercado, a alta competitividade existente, fazem da gestão do conhecimento algo extremamente necessário. Novos conhecimentos devem ser criados constantemente, para que as organizações, bem como seus colaboradores, sobrevivam a esse atual ambiente competitivo.

A gestão do conhecimento visa à criação de novos conhecimentos e informações, a fim de incorporá-los no meio em que atuam. Além disso, o conhecimento pode ser dividido em relação ao seu provimento, assim temos conhecimento que advêm de recursos expressos em manuais/documentos, e o que provem de experiências pessoais.

A pratica dessa gestão dentro das organizações impulsiona e estimula as mesmas, de forma que estas se destacam perante outras que não fazem uso da gestão do conhecimento. Ao longo deste trabalho veremos alguns lideres de organizações conceituadas, que se pronunciaram em relação ao assunto, além de todas as informações necessárias para um bom entendimento de como gerir o conhecimento e absorve-lo.

Grandes empresas estão abraçando ações de gestão do conhecimento, com a finalidade de explorar informações e experiências. Esse é um indicio de que adiante, somente quem faz uso do conhecimento e quem sabe administrá-lo é que permanecera invicto no ambiente organizacional.

DEFINIÇÃO E CRIAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

O conhecimento é uma das variáveis fundamentais para explicar o sucesso no atual mundo dos negócios. Este sistema pode ser definido como um processo de criação e disseminação de conhecimentos e informações, visando incorporá-los dentro do ambiente organizacional.

A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, com o objetivo de gerar vantagens competitivas sustentáveis. De forma que toda informação deve ser transformada em conhecimento, disseminando o mesmo a todos os colaboradores. Estas informações podem estar incorporadas, em documentos, livros, banco de dados, experiências, habilidades, enfim as informações podem estar expressas em uma infinidade de materiais ou pessoas.

Vários autores definem a gestão do conhecimento com a mesma finalidade e objetivos, de forma que as praticas dessa gestão se tornem vantagens competitivas. De acordo com TERRA (2000, p.70):

A Gestão do Conhecimento está ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado.

Segundo o autor a gestão do conhecimento se aplica a todas as empresas, independente do porte, da idade, pois este tipo de gestão requer que as empresas visualizem o conhecimento de seus colaboradores, desenvolvendo assim, idéias inovadoras, capazes de transformar processos, produtos e o mercado.

MURRAY (1996), por sua vez, define a gestão do conhecimento como o seguinte “a estratégia que converte os bens intelectuais das organizações, tanto as informações como o talento dos membros, em maior produtividade, novo valor e aumento da competitividade.” De modo então que a mesma tem como função auxiliar e apoiar, a partir do conhecimento dos membros que a compõe.

A definição de ambos dispõe que a gestão do conhecimento, esta relacionada à bagagem de experiências e conhecimentos que a empresa e seus colaboradores carregam, de forma que a mesma os explorem, gerando maior competitividade, por meio de idéias inovadoras, agregando valor e produtividade.

Conseguimos atualmente identificar a pratica das aplicações de gestão de conhecimento nas empresas. O uso de sistemas de computador em equipes, administração empresarial integrada, novas idéias sendo debatidas em reuniões, ambientes que induzem a criação de conhecimento e disseminação do mesmo, identificação de má gestão, são alguns exemplos.

O Banco do Brasil é uma das empresas que utilizam esse tipo de gestão. Segundo Claudio Gondim, gerente de custos do Banco do Brasil “Para o banco, interessa uma aplicação mais aberta, focada em obtenção de dados de cada agência e dos diversos segmentos de clientes. Com esse montante de informação, as possibilidades de criação de soluções e tomadas de decisão mais corretas.”

A empresa do Vale investe pesado para transformar os conhecimentos em resultados promissores. Uma das premissas é a gestão que foca no compartilhamento do conhecimento e na aprendizagem. A Vale se organiza por meio de redes de aprendizagem coletiva, sendo um desafio para a empresa transformar o conhecimento tácito em explicito, encarando esta como uma dificuldade a ser vencida.

A criação do novo conhecimento na empresa se dá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com