TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão Do Conhecimento

Exames: ATPS Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  4.796 Palavras (20 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

EQUIPE RA

Adelino Santos 6947456859

Alessandro Gouveia 6704330896

Reginéia Cordazzo 7304545026

Rosimeire Dias 6948444612

PROFESSORA PRESENCIAL: DALVA APARECIDA DA ROCHA PEREIRA

PROFESSOR EAD: PROF. Me. MAURICIO DIAS

DOURADOS – MS, 14 DE JUNHO DE 2013.

EQUIPE RA

Reginéia Cordazzo 7304545026

Rosimeire Dias 6948444612

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Neste trabalho é apresentado o que é Gestão do Conhecimento. Também, são aprofundados os conceitos, comparações das definições, os quatro processos de conversão do conhecimento (modelo SESI), as ferramentas de estratégia organizacional, o Benchmarking e as principais características.

PROFESSORA PRESENCIAL: DALVA APARECIDA DA ROCHA PEREIRA

PROFESSOR EAD: PROF. Me. MAURICIO DIAS

DOURADOS – MS, 14 DE JUNHO DE 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 4

COMPARANDO AS DEFINIÇÕES 5

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA NATURA COSMÉTICOS 6

OS QUATRO PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO 8

MODELO SECI 8

Os quatro processos de conversão do conhecimento são definidos como: 9

IMAGEM DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO 10

GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE ESTRÁTEGIA ORGANIZACIONAL 10

BENCHMARKING SOBRE CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 11

Cinco condições que favorecem a Criação do conhecimento nas empresas: 12

As sete barreiras do conhecimento: 13

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO 15

Como é feita a Gestão do Conhecimento? 15

Há o incentivo para a Gestão do conhecimento na empresa? 15

AUTOANÁLISE DE NOSSA EQUIPE EFICIENTE 16

CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

INTRODUÇÃO

A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la. Com a globalização e a tecnologia cada vez mais avançada, a necessidade das organizações de se adequarem a esse mercado sempre em mutação está evidente. A procura de uma nova forma de gerenciamento capaz de mover a organização no sentido de seus objetivos, juntamente com a participação eficaz de seus colaboradores sem perder o foco e a motivação é um desafio constante. A Gestão do Conhecimento vem para auxiliar nesse processo, como uma forma de gerenciamento que utiliza todo conhecimento disponível para atingir as metas estabelecidas dentro da empresa e obter destaque no mercado competitivo, e dessa forma inovar em seus produtos e serviços, favorecendo o cotidiano das pessoas.

Chegamos a Gestão do conhecimento estudando que são registros que a princípio não têm um significado direto, que se transformam em informações ao adquirirem um objetivo. São constituídos por fatos, textos, gráficos, imagens, sons, registros ainda não processados, avaliados ou interpretados. Informações são dados, que têm certa importância e causam impacto no julgamento ou comportamento dos indivíduos, que já receberam algum processamento e podem ser apresentados de modo que sejam facilmente compreendidos por pessoas que dependem da informação para tomar suas decisões. O processo de transformação dos dados em informações envolve a classificação sob algum critério, se as informações não tiverem uma organização, elas não passam de dados, não têm significado. E ainda, as mesmas informações podem ser organizadas de formas diferentes para diferentes finalidades e níveis de decisão.

A Gestão do Conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada, de forma que não existe receita única para aplicação em organizações diferentes. Por haver uma forte dependência dos valores, costumes e, em geral, dos sistemas associativos e ideológicos do grupo social, ao mesmo tempo em que trabalhamos na sua implantação, aprendemos como realizá-la e como corrigir os desvios percebidos.

CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

De acordo com autor Terra, Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentais gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, discernimento, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos. É importante destacar que Gestão do Conhecimento em seu conceito mais sofisticado não se implanta se pratica.

De acordo com autor Angeloni, o tema cultura organizacional é uma questão recorrente no estudo do ambiente organizacional. Por tratar do comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com