TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Historia Da Educação

Artigos Científicos: ATPS Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Desde sua colonização o Brasil vem montando sua Historia e principalmente desenhando sua trajetória na área da educação e da pedagogia. A educação aqui vivenciada pelas tribos indígenas tinha suas características próprias, não tendo referenciais da educação europeia, mas esse período acabou com a chegada dos portugueses.

Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europeia; trouxeram também os métodos pedagógicos.

Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses alienantes da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses alienantes do Estado. Mas o ensino realmente começou a mudar o país em 1807, quando Portugal foi invadido por Napoleão, obrigando a Corte a se deslocar para o Brasil, reunindo nele inúmeros cursos profissionalizantes em nível médio e superior, bem como militares.

A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.

Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. Dessa forma, a memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não serão os mesmos, pois estamos em constante mudança à medida que o tempo passa. Coisas diferentes acontecem, com diferentes personagens.

A História surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos. Assim, estudando as culturas passadas, compreendemos melhor o nosso presente. Com o tempo, as culturas, os pensamentos vão mudando. E essas mudanças não nos acontecem mesmos lugares. Há uma necessidade de preservar a memória histórica das diferentes culturas, de diferentes povos, analisando o contexto histórico e social de cada época, buscando aprimorar o conhecimento, para que possamos conhecer o passado e presente.

A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

A Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno, e entre um dos fatores de grande relevância que assinalaram esse período de transformações podemos destacar o novo contexto econômico do período. Entre os reformadores da igreja do século XVI temos Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII.

A partir da contra Reforma surgiram novas ordens religiosas. Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados em 1534 com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial.

Os Jesuítas se organizaram em moldes quase militares e fortaleceram a posição da Igreja dentro dos países europeus que permaneciam católicos. “Criaram escolas, onde eram educados os filhos das famílias nobres; foram confessores e educadores de várias famílias reais; fundaram colégios e missões para difundir a doutrina católica nas Américas e na Ásia.” Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino no Brasil Colonial, os principais centros de exploração colonial contavam com colégios administrados dentro da colônia. A ação da Igreja na educação foi de grande importância para compreensão dos traços da nossa cultura: o grande respaldo dado ás escolas comandadas por denominações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país.

Comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, contando apenas 21 anos. Irmão Vicente tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus, em terras brasileiras, e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.

No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e, em 1570, vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia) e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdote.

Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europeia; trouxeram também os métodos pedagógicos. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, o Ratio Studiorum. Eles não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários s. No curso de Letras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais. Este modelo funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal.

A história da nossa educação escolar teve como ferramenta inicial os jesuítas que contribuíram de forma significativa para a criação da escola no Brasil.

História da Educação no Brasil ((Colônia, Império, 1ª República e 2ª República)).

ANO Período Jesuítico (1549 • 1759)

1500 Sai de Portugal a esquadra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com