TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MATERIAIS E LOGÍSTICA PASSO 1

Exames: ATPS MATERIAIS E LOGÍSTICA PASSO 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3 ADM MATERIAIS E LOGÍSTICA

Passo 1

A empresa escolhida foi a empresa do ramo de fabricação e comercialização de máquinas de costura e acessórios, Singer do Brasil, sua matriz localiza-se em Indaiatuba/SP.

O procedimento de pedido dos clientes acontece de diversas formas, temos vários vendedores na empresa matriz, lá encontra - se vendedores de máquinas domésticas, máquinas industriais, óleo e agulhas. Temos também representantes da marca espalhado por todo Brasil facilitando ainda mais a venda e contato direto com seus clientes. Todo procedimento inicia-se do contato do vendedor com o cliente ou vice versa, o cliente realiza o pedido, e há diversas formas de faturamento, como a prazo, a vista e carteira 7 dias, o pedido realizado é repassado para o departamento comercial que fatura e emite a nota fiscal, quando o pedido for na condição à vista, o departamento de contas a receber envia um e-mail informando o valor e os dados bancários para o cliente, pois o valor deve ser depositado, o pedido na condição 7 dias funciona da seguinte forma, o pedido é realizado e faturado no mesmo dia, o cliente tem até 7 dias úteis para realizar o pagamento, lembrando que o pagamento nessa condição não está vinculado com a data da entrega da mercadoria, já no pedido a prazo realizamos uma pesquisa comercial antes do pedido ser totalmente faturado, pois alguns clientes pode ter restrição em seu CNPJ, neste caso bloqueamos o pedido só poderá ser faturado na condição a vista.

O departamento responsável pela compra de insumos e matéria prima da empresa utiliza a ferramenta RPM do sistema SAP. O MRP é um sistema de controle de inventário e produção criado com a intenção de otimizar a gestão do estoque e reduzir custos. Neste sentido, ele precisa estar profundamente ligado ao departamento de vendas, que na empresa Singer é SOP, rigorosamente controlado pelo departamento de exportação, para conseguir prevê-las baseado nos pedidos em carteira, mas também deve se comunicar com a entrada de materiais para informar ao gestor quando os níveis estão muito baixos.

Em geral, um MRP é alimentado com dados sobre o calendário de produção, a política de lotes mínimos e máximos, o estoque de segurança e a base de clientes recorrentes. Como saída, ele oferece informações sobre o plano diretor de produção, realizado pelo PPCP, índices de performance e dados para compra de matéria-prima. Ou seja, após o departamento de exportação inserir as necessidades dos produtos a serem produzidos pelas Plantas (VCP, Valinhos e JUAZEIRO), o MRP é “rodado” e gera as necessidades (explodidas por estruturas de produtos, que estão no sistema são alimentadas pela Engenharia de Produto) dos componentes para as máquinas de costura, para as agulhas e para o envase dos óleos.

Estas necessidades são demonstradas ao Departamento de Suprimentos pelas Requisições de Compras, como trabalhamos com produção seriada repetitiva colocamos “Programas de Remessas” que são enviadas para os fornecedores informando as datas que os mesmos deverão enviar as quantidades planejadas.

Quando os usuários têm necessidades diferenciadas de serviços ou produtos que não fazem parte das estruturas de produtos, chamamos estes de suprimentos e para que sejam atendidos, estes usuários solicitam as compras através de Requisições de Compras geradas no sistema de acordo com estas necessidades. Estas requisições passam por Estratégias de Aprovadores, os custos são debitados em Centros de Custos ou Capex (na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com