TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Matemática Relatórios

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Matemática Relatórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A apresentação desse trabalho tem como principal objetivo proporcionar a nós alunos a compreender os conceitos da matemática e sua aplicabilidade às necessidades da gestão empresarial nos familiarizando com os cálculos voltados a possíveis situações de sua prática profissional. Auxiliando a vivencia com métodos aritméticos, algébricos e gráficos para auxiliar na compreensão, estudo e desenvolvimento de modelos econômicos representados por funções e, também, modelos matemáticos adequados que auxiliem na resolução de problemas práticos da área econômica e administrativa. Desenvolvendo nosso raciocínio lógico e a capacidade de se expressar corretamente utilizando a linguagem Matemática.

Relatório

Função de 1º Grau – Etapa 1 – Passo 3

A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática outras ciências, como a física e a química. Na matemática, o estudo de função é dividido basicamente em: Características, tipos e elementos de uma função. Função do primeiro grau. Função do segundo grau. Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia-a-dia, por exemplo:

Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Para que esse gráfico tome forma é necessário que essa relação, comparação seja representada em uma função na forma algébrica. Para dar início ao estudo de função é necessário que tenha o conhecimento de equações, pois todo o desenvolvimento algébrico de uma função é resolvido através de equações. Podemos citar inúmeras situações em que as funções do 1º grau são utilizadas. Quando desejamos fazer uma compra de geladeira ou sofá, por exemplo, e queremos parcelar, podemos visualizar através de cálculos envolvendo as funções e o quanto de juros será embutido nas parcelas, e se é vantajoso parcelar ou pagar a vista. Uma construção em casa ou reforma também se utiliza das funções do 1º grau para analisarmos se cabe no orçamento. Cálculos empresariais sobre custo de produção de determinado produto relacionado com a quantidade de unidades produzidas também é utilizado à função do primeiro grau. É um controle para a empresa para que ela não tenha prejuízos. Um vendedor também pode utilizar as funções do primeiro grau para calcular a quantidade de objetos que ele vai comprar para revender, o capital que ele tem disponível e o lucro que ele obterá quando colocar a venda (exemplo muambeiros, sacoleiros etc.).

Não podemos deixar de citar os gráficos que vemos em revistas e jornais no caderno de economia, por exemplo, em que vemos claramente as funções do primeiro grau sendo utilizadas para ilustrar um determinado assunto. Enfim, as funções do 1º grau estão presentes em vários lugares e situações e são muito úteis para a nossa vida.

Função de 2º Grau – Etapa 2 – Passo 3

Em em uma função de segundo grau o gráfico é representado por uma parábola, que pode ser voltada para cima, o mesmo acontece quando temos a>0; e pode ser voltada para baixo quando a<0. Possui pontos de intersecção dos eixos x e y e o vértice (ponto máximo ou mínimo de uma parábola), e o que determina o vértice de uma parábola é o valor de a, assim, podemos observar até onde a função é crescente e decrescente.

Quando a<0 a função é crescente até atingir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com