TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Mecãnica - Engrenagens

Trabalho Escolar: ATPS Mecãnica - Engrenagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A etapa 3 apresenta os principais aspectos estruturais das rodas dentadas e apresenta também esquemas dos trens de engrenagens.

2 MECANISMOS: RODAS DENTADAS E ENGRENAGENS E TRENS DE ENGRENAGENS

Mecanismos: Rodas dentadas e engrenagens

Ambas são usadas para transmitir energia dentro de máquina ou pra mover itens de bloqueio. São semelhantes, mas possuem algumas diferenças entre estes mecanismos. A principal diferença e que a engrenagem possui dentes para entrosar com outras engrenagens e transmitir movimentos a elas, enquanto a roda dentada possui dentes para engatar e mover um item flexível recuado ou perfurado, como por exemplo, uma bicicleta ou uma tira de filme. As aplicações de ambas são diferentes devido a diferença em seu design.

As engrenagens possuem uma grande variação de design, pois se entrosam uma com a outra, já a roda dentada é delimitada pela sua função, pois os dentes precisam se encaixar.

Por exemplo, os dentes de engrenagem podem estar do lado exterior da roda, ou na circunferência interior; outro tipo, chamado de engrenagem sem fim, não é uma roda de todo, mas uma haste rosqueada. Esta ampla variedade de possibilidades de design faz com que as engrenagens sejam mais versáteis do que pinhões ou rodas dentadas.

http://www.mecanicaindustrial.com.br/conteudo/603-diferenca-entre-roda-dentada-e-engrenagem, acesso em 01/06/2014.

/Outra diferença entre eles é o impacto de serem danificados na máquina em que são utilizadas. As duas rodas dentadas que transportam uma corrente de bicicleta, por exemplo, também orientam em linha reta, e se um única dente quebrar sobre uma das rodas, há a possibilidade de a cadeia ser jogada fora.

Se um dente interrompe uma engrenagem, por outro lado, supondo que o dente quebrado cai para fora das obras da máquina, há a probabilidade pequena de que a própria máquina falhará como resultado, embora possa experimentar eficiência reduzida.

Engrenagens são encontradas em máquinas. Elas são um componente integral de motores de automóveis, por exemplo, a potência de transmissão do motor para as rodas motrizes. A precisão faz com que as engrenagens operam também muitos relógios e despertadores. Alguns arranjos de engrenagem, como unidades de vermes, podem limitar a transmissão de energia para uma única direção, sem quaisquer dispositivos adicionais, como travões.

Tipos de engrenagens na indústria

http://www.mecanicaindustrial.com.br/conteudo/603-diferenca-entre-roda-dentada-e-engrenagem, acesso em 01/06/2014.

Exemplos de rodas dentadas: bicicletas, veículos de lagartas como tanques e escavadeiras, filmadoras e projetores de cinema. Em cada caso, a rotação da roda dentada move um dispositivo flexível como uma corrente de bicicleta ou tira de película fotográfica. Nos casos em que o dispositivo flexível é um circuito contínuo, tal como em bicicletas e veículos controlados, os vários segmentos que formam o circuito o tornarão mais vulnerável ao desgaste, necessitando de mais manutenção.

A engrenagem acaba sendo muito superior a roda dentada o que eleva projetistas a escolher pelas engrenagens sempre que isso é possível. Um exemplo famoso são os carros e caminhões com unidades de rodas traseiras, que empregam um eixo rígido para transmitir a potência do motor para as rodas motrizes. Unidades de bicicleta do tipo de cadeia eram populares como veículos automotores.

Trens de engrenagens

Conhecido também como sistema de transmissão, nada mais é do que uma coleção de componentes capaz de conduzir veículos e maquinas. Em um carro, o sistema de transmissão inclui a transmissão em si, o eixo motor, e as rodas. Em uma forma mais simples de compreensão, em um veículo tal como uma bicicleta, esse processamento inclui uma cadeia, com as coroas dianteiras, os freios e a roda traseira. Os componentes do grupo motopropulsor são mais frequentemente posicionados por trás do motor e como a parte traseira do veículo. O motor é, às vezes, considerado uma parte integrante do sistema também.

Trens de engrenagens consistem em múltiplas engrenagens que interligadas transmitem um movimento de cada vez maior.

As engrenagens se movimentam de duas vezes mais que a anterior, ou seja, a roxa se movimenta o dobro da azul, a verde o dobro da rocha, a vermelha o dobro da verde.

Trem de relação de marcha mais alta

http://carros.hsw.uol.com.br/transmissoes-automaticas.htm

O tamanho das engrenagens menores é um quinto do tamanho das engrenagens maiores, ou seja, se pode ligar a engrenagem rocha a um motor que gira a 100 rotações por minuto (rpm), a verde irá girar a uma taxa de 500 rpm e a vermelha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com