TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Organização De Computadores

Trabalho Escolar: ATPS Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  5.585 Palavras (23 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 23

Sumario

Etapa 1: Evolução historia dos computadores. Componentes de um sistema de computação...........................................................................................02

Etapa 2 Subsistemas de memória.........................................................28

Etapa 1: Evolução historia dos computadores. Componentes de um sistema de computação.

Passo 1:

1.1.1 leitura - livro Monteiro M.A. Introdução a organização de computadores

1.1.2 Resumo - Mostrando a evolução dos computadores.

Historia dos computadores

Os computadores que nos conhecemos, antigamente há 3000 a.c. existia uma calculadora mecânica, usada pelos babilônicos e romanos,chamada de ábaco, daí em diante, continuarão a inovar e criar maquinas de calculo.

No ano de 1880 a 1930 vieram os dispositivos eletromecânicos. Um exemplo de eletromecânicos seria o cartão de perfurado que servia para guardar dados de horas e dia, depois disso em 1930 veio os computadores eletrônicos, com isso os computadores a válvulas e transistores chegarão.

O primeiro deles e muito utilizado em 1943 a 1946 é o ENIAC, com mais de 30 toneladas mecanismos a válvula.

Muito grande mais bastante utilizado naquela época.

ENIAC um super computador, com o tempo os computadores foram sendo melhorados passarão a trabalhar com transistores.

Mais para os computadores virarem ferramentas de trabalho ou ate mesmo pessoais, esses supercomputador tiveram que passar por muitos processos.

O primeiro desses processos aconteceu na 2° geração de computadores com a invenção dos

Microprocessadores. O primeiro microprocessador comercial foi inventado pela Intel em 1971 para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial para as suas atividades. A Intel projetou o 4004, que era um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740Khz e possuía cerca de 2300 transistores.

Processador Intel 4004.

Com isso começarão a diminuir os HARDWARES e a criarem SOFTWARE.

Na quarta geração os computadores de grande porte conhecidos como supercomputadores virarão os mainframes, ele veio para conscientizar os usuários, no caso de implantarem os novos sistemas ou atualizar os antigos supercomputadores pelos mainframes, tendo a capacidade de colocar microcomputadores em redes como se fosse um servidor local ou ate em rede.

Mainframes parecidos com servidores.

Em 1976, uma dupla de jovens, Steve Jobs e Steve Wozniak, iniciou outra empresa que mudaria o rumo da informática: a Apple.

Jobs e Wozniak abandonaram a Universidade de Berkeley para poderem se dedicar ao computador pessoal criado por Wozniak, o Apple I. Como Wozniak trabalhava para a HP, o seu projeto precisava ser apresentado para a empresa que recusou de imediato a idéia. Isso abriu o caminho para a criação da Apple, empresa fundada pelos dois que comercializaria os computadores. Montados na garagem de Jobs, os 200 primeiros computadores foram vendidos nas lojas da vizinhança a US$ 500 cada. Interessado no projeto, Mike Makula (na época vice-presidente de marketing da Intel), resolveu investir US$ 250 mil na Apple.

Alguns meses depois, já em 1977, foi lançado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II. O equipamento já vinha montado, com teclado integrado e era capaz de gerar gráficos coloridos. Parte da linguagem de programação do Apple II havia sido feita pela Microsoft, uma variação do BASIC para o Apple II.

Fabricado em 1977, Apple ll.

A evolução ate aqui.

A partir dos anos 2000 PCS domésticos são muito utilizados em empresas, também temos os notebooks muitos empresários, estudantes de universidade e professores.

Computadores Dell Studio xps 8000 Notebook da Sony vaio

Não podemos esquecer os tablets e ultrabulks que estão entre a quarta e quinta geração e os celulares smartphone com sistema operacional que são praticamente computadores portáteis.

Tablet Apple ipad 3 smartphone Apple iphone 4

Na quinta geração entrou a evolução dos processadores. Os múltiplos processadores com muito mais desempenho e velocidade seria um único. Processador um único HARDWARE rodando um, dois, três, quatro ate cinco núcleos em um único processador.

Passo 2

1.2.1 leitura do artigo - arquitetura de computadores risc e cisc.

1.2.2: resumir o artigo arquitetura de processadores risc e cisc.

Comparação entre arquiteturas de processadores RISC e CISC

Sem duvidas este é um dos temas mais interessantes quando tratamos de processadores. A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo o processador que contém dentro de si, arquitetura CISC e RISC.

A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.

A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com