TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PPCP

Trabalho Universitário: ATPS PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................

2 PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO....................................................

3 PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO......................................................

4 CONTROLE DE PRODUÇÃO..............................................................

5 CONTROLE DE ESTOQUE...................................................................

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................

REFERÊNCIAS........................................................................................

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo ilustrar de forma simples o PPCP planejamento, programação, e controle de produção, abordando desde seus conceitos básicos até como funciona cada uma de suas funções e mostrar como o PPCP é de fundamental importância para o sucesso das empresas em um mercado tão competitivo.

Planejamento de Produção

O controle dentro do planejamento tem a função de verificar se tudo esta sendo feito de acordo com o planejado para identificar os erros ou desvios e a fim de corrigi-los e evitar que sejam repetidos.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento esta voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisso: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento determina a priori o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira.

O PCP tem como objetivo o planejamento e a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A empresa sem o planejamento fica perdida sem saber o que deve fazer ,quando fazer, quem deve fazer e de que maneira.

Programação de Produção

Após definido o planejamento e controle de produção (que em alguns casos chamamos de plano mestre), temos que então elaborar a forma em que vamos colocar estes objetivos em pratica.

Sabemos que a empresa ou instituição elaborou um plano, mas agora precisamos nos programar para a execução deste plano, onde temos que ter os seguintes parâmetros para termos a direção. Ou seja, o quê, quanto, quando, e onde.

Sendo assim, o tipo de produto a ser trabalhado ou serviços vem do PM, então temos que buscar todas as informações possíveis. Quanto é que precisamos produzir, as característica do produto a ser trabalhado, tem que ter algumas especificações detalhadas como a cor azul para um modelo e a verde para outro?

Qual vai ser a quantidade que o cliente esta querendo que seja feita? Outra coisa muito importante é, qual é a variação que o cliente necessita deste produto, o cliente que uma produção continua ou ele quer em lotes. Esta indagação faz parte

da programação.

Continuando temos que saber onde o cliente quer que seu produto acabado seja entregue, pois este cliente pode ter vários centros de distribuição e tem uma determinada quantia de produto por CD a ser entregue e por isso ele peça que o seu produto em específico seja produzido em lotes.

Estas informações ela é de suma importância para que seja feita uma programação exata do que se vai produzir.

Com isso as informações como já dissemos tem que ser precisa, pois para produzir o que o cliente esta pedindo, será que temos todos os recursos que precisamos? Sendo assim todos os departamentos da empresa deve estar a par do que esta acontecendo na programação da produção, pois o suporte a programação é indispensável. A interatividade deve ocorrer entre o departamento de compras, entre o almoxarifado, entre o RH, se caso precisar contratar mais pessoal, e for preciso fazer uma encomenda de urgência, etc.

Todo o núcleo da empresa deve esta a par da situação, pois neste alinhamento os objetivos são alcançados e a satisfação do cliente é alcançada.

Controle de Produção

O controle de produção esta na ultima fase do PCP. É função que consiste em medir e corrigir o desempenho em uma empresa, e tem como tarefa verificar se tudo esta sendo feito conforme foi planejado, com isso tem como identificar os erros os desvios a fim de corrigi-las e evitar que seja repetido. O controle de produção realmente é importante na medida em que foram realizados todos os objetivos traçados, por isso existem dois tipos de controle:

Controle de desempenho - trata se de um monitoramento e acompanhamento do que está sendo feito.

Controle de resultados - compara se tudo que foi estabelecido foi concluído alcançando o objetivo.

Com isso o controle de produção apresenta como finalidade avaliar e monitorar sempre às atividades produtivas da empresa, sempre comparando o que foi programado e se foi realizado, e apontar falhas ou erros e desvios, elaboração de relatórios para direção da empresa, e manter sempre informado as outras secções como está o andamento das atividades produtivas.

Por tanto, CP acompanha e verifica:

- Previsão de vendas;

- Capacidade de produção;

- Material que compõe o que vai ser produzido;

- Compras;

- Estoque de matéria prima almoxarifado;

- Programação de produção;

- Depósito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com