TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS QUIMICA

Trabalho Universitário: ATPS QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – Química

ETAPA 1 - Aula-tema : matéria, energia, transformações e substancias.

Passo 1

Acessar as informações sobre o alumínio.

Nessas informações conseguimos identificar como é feito o Alumínio e para que fins podemos utiliza-los observando sua vantagens .

Passo 2

Observar a imagem Figura 1 : Fluxo de Produção do Alumínio

Nessa figura conseguimos ver cada etapa da produção do alumínio a partir da mineração da bauxita .

Passo 3

Características físicos–químicas do alumínio

O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branca-prateada e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atómico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atómica relativa de 26,981.

Encontra-se nos compostos químicos na forma de Al 3+. O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogenio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com substancias, como o flúor e o cloro. O seu carácter anfotérico( pode se comportar como ácido ou como base) permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes.

Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão. Quando exposto ao oxigênio, à água e a outros oxidantes, forma-se rapidamente à sua superfície uma película contínua, fina, resistente e protetora, de óxido de alumínio (alumina), conferindo-lhe alta resistência à corrosão. Esta película é dissolvida por soluções alcalinas e por alguns ácidos, como o ácido sulfúrico.

Muitas das suas aplicações são baseadas nas suas propriedades, como: a alta condutividade elétrica e térmica, a baixa densidade, a boa refletividade, a grande resistência à corrosão, a maleabilidade e a durabilidade. Além disso, o alumínio é reciclável, permitindo uma enorme economia de energia. Pode, no entanto, levar à ignição e causar explosões, quando misturado com halogênios.

Puro, este metal tem uma resistência mecânica limitada, o que criou a necessidade de misturar com outros metais, como o cobre, o magnésio, silício, manganês, entre outros. Estas amálgamas são leves e mais resistentes, sendo muito usadas na produção de uma variedade de moldes em muitas indústrias.

Propriedades extensivas e intensivas do Alumínio

Símbolo Al

Número atómico 13

Massa atómica 26,98154 g/mol

Estado de oxidação 3

Ponto de fusão 660,45 ºC

Ponto de ebulição 2520 ºC

Densidade 2,7 g.cm-3

Potencial de ionização 5,98 eV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com