TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Quimica Etapa 01 E 02

Artigo: ATPS Quimica Etapa 01 E 02. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Abordagem: Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio e suas propriedades.

Texto: Como o alumínio é encontrado na natureza, principais características, produção de objetos para o dia a dia.

O alumínio e o terceiro elemento mais encontrado na crosta terrestre e o mais abundante entre os elementos metálicos. Suas propriedades, como leveza, alta condutividade elétrica, grande resistência a corrosão e baixo ponto de fusão, permitem que seja utilizado de forma extensiva para a produção de diversos itens, tais como ligas metálicas, laminados e extrudados.

O alumínio não é encontrado na natureza como elemento puro. Ele apresenta reatividade química alta, o que significa que tende a se combinar a outros elementos e formar compostos. Para tirar vantagem de suas propriedades, ele deve ser separado dos demais elementos que combinam com ele, um processo longo e complexo que começa com um material duro como pedra chamado bauxita. A bauxita é geralmente encontrada de forma abundante em locais de clima tropical a subtropical. Do seu beneficiamento obtém-se a alumina, que é a base para a produção do alumínio eletrolítico.

Em 1886, foi desenvolvido um método para extrair o alumínio puro. O processo chama-se Bayer, que envolve misturar bauxita com soda cáustica ou hidróxido de sódio e aquecer a mistura sob pressão. Este método produz largas quantidades do metal. Foi assim que então ele começou a encontrar mercado em diversos produtos, como panelas, lâmpadas, linhas elétricas, carros e motocicletas, e boa parte é usado para produzir latas de cerveja e refrigerantes - A indústria automobilística é o mercado de maior crescimento para o alumínio, pois produzir componentes de automóveis com o metal (rodas, cabeçotes, pistões) - torna um carro mais leve, reduz o consumo de combustível e os níveis de poluição.

Devido à sua versatilidade, o alumínio se presta a numerosas aplicações. De fato, ele é o segundo mais usado entre os metais, perde apenas para o aço. Industrias de diversos ramos utilizam deste metal para produzir seus produtos, sejam do ramo da construção civil, automobilística, de embalagens, culinária e até mesmo higiene e saúde.

O alumínio está classificado como um metal. Os metais são em geral elementos brilhantes que conduzem bem o calor e eletricidade. Também são maleáveis e podem ser moldados em diversas formas. Algumas propriedades desse metal estão listadas abaixo:

• Ponto de derretimento: 660 ºC (933 graus K)

• Ponto de fervura: 2.519 ºC (2.792 graus K)

• Densidade: 2,7 g/cm3

• Alta refletividade

• Não magnético

• Não emite fagulhas

• Resistente a corrosão.

Etapa 2

Passo 1: Leitura sobre as Ligações químicas e sobre os Compostos inorgânicos do PLT de química

Passo 2: O aço pode ser substituído pelo alumínio?

É válido trocar o aço pelo alumínio em determinadas circunstâncias, pois é um material mais leve, resistente e de baixa oxidação comparado ao aço, sendo um ótimo material para a mecanização e fundição. Não é tóxico e não cria faíscas quando exposto a atritos.

O alumínio hoje é usado em vários eletrodomésticos e eletrônicos como, por exemplo, a geladeira que se tornou mais leve e resistente, e em esquadrias em geral.

O alumínio pode ser reciclado inúmeras vezes, assim contribuindo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com