TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Relação Risco E Retorno

Trabalho Escolar: ATPS Relação Risco E Retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

OBJETIVO:

O trabalho teve como base de dados a publicação "Maiores e Melhores" ("Exame") dos últimos dez anos (nossa base de atuação). Tomou como amostra as três maiores empresas de cada um dos setores da indústria brasileira, segundo divisão da "Exame" de 1995.

JUSTIFICATIVA:

Voltamo-nos, ao longo do trabalho, principalmente, para a análise dos indicadores nacionais. Passaremos a verificar a evolução do endividamento das indústrias do Brasil nos últimos dez anos e analisar suas relações com outros dois índices das mesmas empresas (liquidez geral e retorno sobre patrimônio líquido). Uma primeira constatação, e talvez a mais importante deste trabalho, é a de que não existe praticamente correlação entre endividamento e retorno, o que contraria um pouco nossa primeira expectativa, que seria demonstrar a relação entre risco (endividamento), e retomo (rentabilidade sobre patrimônio líquido) nas empresas brasileiras.

INTRODUÇÃO:

O trabalho realizado teve por objetivo básico descobrir a relação existente entre o nível de endividamento da empresa brasileira e o seu retomo sobre o investimento, ambos medidos a partir de dados históricos das empresas.

DESENVOLVIMENTO:

RISCO: Possibilidade de perda. Quanto mais certo for o retorno de um ativo ou de uma carteira de ativos, menor sua variabilidade e, portanto, menor seu risco.

Ex: O depósito numa caderneta de poupança é menos arriscado que apostar em corridas de cavalo, pois a primeira rende juros constantes mais uma taxa de juros pôr ano e são garantidos pelo governo federal.

DIFERENÇA ENTRE RISCO E INCERTEZA: Está relacionada ao conhecimento das probabilidades ou chances de correrem certos resultados. O risco ocorre quando quem toma as decisões da aplicação de um ativo pode estimar as probabilidades relativas a vários resultados, com base em dados históricos, o que chamamos de distribuições probabilísticas objetivas. Quando não se tem dados históricos e precisa fazer estimativas aceitáveis, ou seja, distribuições probabilísticas subjetivas, lidamos com a incerteza.

RETORNO ESPERADO: O que um indivíduo espera que uma ação possa proporcionar no próximo período. É apenas uma expectativa, já que o retorno efetivo poderá ser maior ou menor que o esperado. A expectativa de um indivíduo pode simplesmente ser o retorno médio que o título obteve no passado

Relação entre risco e retorno: o RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO DEVE SER PROPORCIONAL AO RISCO ENVOLVIDO. RISCO É UMA MEDIDA DA VOLATILIDADE DOS RETORNOS E DOS RESULTADOS FUTUROS.

VOLATILIDADE: é a quantidade de flutuações que ocorrem com uma série de números quando eles se desviam de uma série representativa.

RISCO DE ATIVO INDIVIDUAL

Apesar de medir o risco de ativo individual da mesma maneira que o risco de uma carteira, é importante diferenciá-los, porque aqueles que mantém carteiras recebem alguns benefícios. A fim de sentir melhor o conceito de risco relativo a retornos esperados de um dado ativo, é útil avaliar risco pôr ambos os pontos de vista, quantitativo e comportamental.

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE. Uma simples visão comportamental de risco é obtida usando-se a análise de sensibilidade, que consiste em se considerar inúmeros resultados possíveis ao se avaliar um projeto. O procedimento básico é avaliar um ativo, usando-se inúmeras estimativas de possíveis retornos, para se ter uma percepção da variabilidade dos resultados. Uma das abordagens mais comuns é estimar os retornos mais pessimistas (piores), mais prováveis (esperados) e mais otimistas (melhores), relacionados a um ativo. Neste caso, o risco do ativo será refletido pela faixa, que é a medida básica de risco. A faixa pode ser encontrada subtraindo-se o resultado pessimista do otimista. Quanto maior for a faixa para um dado ativo, maior é a variabilidade ou risco que ele deve possuir.

Exemplo. Uma determinada Companhia tenta escolher entre dois ativos, A e B, sendo que cada um deles requer um investimento inicial de $ 10.000 e ambos têm as taxas de retorno mais prováveis de 15%. Visto que a empresa exige retorno de 12% para ativos deste tipo, parece que qualquer dos dois seria igualmente aceito. Concentrando-se somente no nível de retorno esperado, falha-se ao se deixar de levar em conta o risco. Para avaliar o risco destes ativos, a administração fez estimativas pessimistas e otimistas dos retornos relativos a cada um. São fornecidas na tabela (1) abaixo as estimativas de retorno, juntamente com suas faixas. Comparando estas faixas, observa-se que o ativo A parece menos arriscado do que o ativo B, porque sua faixa de 4% (17% - 13%) é menor do que a faixa de 16% (23% - 7%) para o ativo B.

Tabela 1: Ativos A e B

Ativo a Ativo B

Investimento inicial $10.000 $10.000

Taxa de retorno anual

Pessimista 13% 7%

Mais provável 15% 15%

Otimista 17% 23%

Faixa 4% 16%

A Tabela 1 mostra que a análise de sensibilidade poderá fornecer algumas informações úteis sobre ativos que parecem ser igualmente desejáveis, com base nas estimativas mais prováveis de seus retornos. Obviamente, o ativo A oferece menos risco do que o ativo B, comparando-se a faixa de retorno anual (A, 4% e B, 16%), mas dependendo da atitude em relação ao risco de quem toma decisões, ele poderá escolher qualquer dos dois. Se ele for cauteloso, escolherá o ativo A, eliminando a possibilidade de perda (obtendo 7% quando o retorno exigido e 12%); se preferir correr o risco, poderá escolher o ativo B, devido à possibilidade de receber um retorno muito elevado (23%). Embora a análise de sensibilidade e faixa sejam pouco aprofundados, elas fornecem a quem toma decisões mais de uma forma de estimar o retorno, o que pode ser usado para avaliar grosseiramente o risco em jogo.

PROBABILIDADES. As probabilidades são usadas para se determinar mais acuradamente o risco envolvido num ativo. Uma probabilidade de um evento pode ser considerada a chance percentual de ocorrer um certo resultado. Atribuindo-se probabilidades aos resultados de um investimento, é possível estimar o valor esperado do seu retorno.

O valor esperado de um ativo é um retorno médio ponderado, em que os pesos usados são as probabilidades dos vários resultados. Independente das probabilidades serem objetivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com