TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA DA ADM - CURSO DE ADM- 2 PERÍODO

Dissertações: ATPS TEORIA DA ADM - CURSO DE ADM- 2 PERÍODO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  4.455 Palavras (18 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO - 2º PERIODO

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Aparecida de Goiânia, 08 de setembro de 2013

SUMARIO

RESUMO_____________________________________________________________04

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA_________________________________04

TIPOS DE METODOLOGIA____________________________________________05

1 - REFERENCIAL TEÓRICO__________________________________________05

1.1 - Teoria Clássica da Administração

1.2 - Teoria da Burocracia

1.3 - Teoria Estruturalista

1.4 - Teoria das Relações Humanas

1.5 - Teoria Comportamental (incluindo Desenvolvimento Organizacional - DO)

1.6 - Teoria De Sistema

1.7 - Teoria Da Matemática

1.8 - Tecnologia Da Informação

1.9 - Teoria Contigencional

2 - IMPLICAÇÕES ÉTICAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PARA O INDIVIDUO A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE_______________________16

CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________________17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________18

ANEXOS______________________________________________________________18

RESUMO

Teoria Estruturalista, que ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais iniciado pela Teoria das Relações Humanas. Afirmando que da mesma forma como interagem entre si os grupos sociais, também interagem entre si as organizações. E são caracterizadas por um conjunto de relações sociais estáveis voluntariamente criadas com a intenção de alcançar os seus propósitos. A Teoria Estruturalista tinha o foco no "homem organizacional", ou seja, que desempenhava simultaneamente papéis em diferentes organizações na sociedade moderna e industrializada.

Teoria Geral de Sistemas, que foi amplamente reconhecida na administração na década de 60 e foi difundida devido à necessidade de sintetizar e integrar as teorias anteriores.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Um dos principais autores da teoria clássica foi Henri Fayol, junto com Taylor fundadores da administração moderna classificaram e dividiram cargos e tarefas a serem cumpridas para que as empresas tivessem mais agilidade e mais lucratividade.

Taylor com administração cientifica primeiro trabalhou a teoria da racionalização do trabalho dos operários, em seguida trabalhou a teria de qualificação da mão de obra, e distribuição de tarefas para pessoas aptas a estarem nos cargos.

Todas as duas teorias queriam profissionalizar a mão de obra, e com isso ganhar mais agilidade e dinheiro, diminuir custos e ter, mas planejamento completo dos custos e gastos da organização. Criou-se assim um conjunto de normas que deu qualidade a produtos e serviços. Um desses exemplos: isso 9001.

A teoria clássica formulou um conjunto de regras nas quais foram divididos por sessões, e por cargos como diretoria, administração, supervisores, vendedores e mão de obra, divididos como escalões coma força de idéia de diretores e a mão de obra dos operários.

Fayol sempre citava a importância de um ensino de administração em escolas e universidades.

Fayol falava da teoria clássica como uma divisão do trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de comando, de divisão remuneração de pessoalmente entre outros.

TIPOS DE METODOLOGIA

Desenvolvimento Pessoal, Onde terminava o trabalhador para aperfeiçoar a mão de obra, com isso a organização tinha mais agilidade e segurança na confecção de um produto e de serviços.

Produtividade da empresa. Os recursos humanos têm um papel muito importante, cria uma pequena parceria entre capital e trabalhador gerando menores custos e salários mais elevados, com isso aumentando a produtividade.

Autocontrole das atividades desenvolvidas. Foi introduzido um método revolucionário onde o operário fabricava um numero maio de produtos com menos tempo, gerando para empresa lucro e o trabalhador menos tempo ocioso.

1 - REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo será abordado as Teorias da Administração, qual sua importância para as empresas, seu autor, origem e seu objetivo.

1.1 - Teoria Clássica da Administração.

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos.

Em 1916 surgiu na França a Teoria Clássica da Administração, que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. O objetivo da teoria é a busca da eficiência das organizações. Essa eficiência partia da organização como um todo e da estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como divisões, departamentos, etc.), ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).

Henri Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez a sua carreira.

Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções básicas: Técnicas; Comercias; Financeiras; Segurança; Contábeis; Administrativas.

Fayol define o ato de administrar como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com