TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teorias Da Adm.

Casos: ATPS Teorias Da Adm.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 4

Passo 1

Com a ênfase nas Competências e na Competitividade as empresas deixam de ser vistas como conjuntos integrados de recursos para serem consideradas detentoras de competência sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em todos os tipos de oportunidades, quando elas aparecerem e antes mesmo que outros concorrentes a façam. O mundo organizacional deixou de ser um conjunto de coisas físicas e se tornou um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios, muito diferente dos recursos às competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e com isso garantidora da competitividade organizacional. Todo esse conceito ganhou mais ênfase nos anos 90, a preocupação em favorecer os contextos competitivos no qual a inovação de produtos se faz necessária para a sobrevivência das mesmas, onde essas empresas tem a habilidade de criar e transferir o conhecimento e modificar o comportamento para ela possuir conhecimentos diferenciados e adote novas perspectivas internas e em consequência disto ganhar um maior mercado tendo assim mais clientes.

O Conhecimento vem da informação e ele não é simples muito menos puro mais sim faz uma mistura de elementos E fluido e formalmente estruturado, intuitivo e, que se torna difícil de ser descrito em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos.

Ele esta dentro das pessoas e por isso é imprevisível e complexo, e se faz necessário, gestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, tanto a gestão do capital intelectual, quanto a aprendizagem organizacional, junto com a inteligência e a educação corporativa.

A gestão do conhecimento leva as organizações com mais segurança e eficiência há tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclo de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar os dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos, trata-se da pratica de agregar valor à informação e de distribuí-la.

Dizemos que gestão do conhecimento e um processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicações dos conhecimentos adquiridos que são estratégicos na vida de uma organização, no Brasil para se transformar em empresas que aprendem são necessárias profundas revisões nos valores das lideranças empresariais nacionais, esse é o primeiro passo e talvez o mais importante.

Aprendizagem Organizacional

Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa. Porém, embora traga uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências. Isso, não significa que aquilo que aprendemos em cursos e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso trabalho na empresa.

A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados.

Gestão do Conhecimento

Usando a gestão do conhecimento as empresas diminuem os gastos em produtos e começam a investir em capital intelectual, o que trás um melhor custo-benefício para a empresa, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

As principais preocupações dos investigadores na área da gestão do conhecimento consistem na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilham e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.

Capital Intelectual

O capital intelectual se constitui em um instrumento que estimula a renovação e o desenvolvimento. Nunca o capital intelectual foi tão divulgado como tem sido nos dias de hoje. Antigamente durante muitas décadas o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com