TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE

Monografias: ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1 (Individual)

Ler o capítulo 1 do PLT e responder as questões a seguir:

a) Qual o objetivo da Contabilidade?

O objetivo da contabilidade é o estudo do Patrimônio administrável considerado sob o ponto de vista econômico e jurídico e ainda seus aspectos quantitativos e qualitativos. Satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente.

b) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da

Contabilidade?

O ambiente das empresas de competitividade global é internacional e esta colocando para os contadores e para a contabilidade, desafios e ao mesmo tempo, oportunidades de desenvolvimento, que pode marcar a nova fase da evolução da teoria da contabilidade.

Principais tendências: Internacionalização dos mercados dos mercados com necessidade de harmonização de princípios contábeis em níveis supranacional. Necessidade da teoria da contabilidade de custos adequar se sem perder suas vantagens comparativas do sistema de baixo custo, competitividade e eficiência. Considerar a análise mais recente que tem demonstrado que o modelo decisório e as necessidades informativas, tanto de tomadores de decisão internas nas empresas como do corpo de agentes externos.

c) Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

Os usuários da Contabilidade são as pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. São, por exemplo, os acionistas de uma empresa que querem saber se ela está dando lucro ou prejuízo. São as instituições financeiras que desejam avaliar o patrimônio da entidade para saber se lhe concedem ou não um empréstimo. São os administradores da entidade, que desejam saber como se comporta o desenvolvimento das atividades da empresa e qual o resultado que está advindo das mesmas. É o fisco, que também se interessa pelo resultado da pessoa jurídica, para lançar os impostos sobre ele incidentes.

Usuários internos:

Administradores da empresa: tomar decisões vitais para o sucesso do negócio;

Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio;

Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários;

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos.

e) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas.

Exemplos de bens : Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis e Bens Intangíveis. Os bens fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto).

Direitos: São os recursos que a empresa tem a receber e que gerarão benefícios presentes ou futuros. É o poder de exigir alguma coisa. Pode ser, por exemplo, o valor que uma empresa receberá decorrente de uma venda a prazo. O comprador já levou a mercadoria, porém ainda não pagou, então a empresa tem o direito de receber o valor correspondente. Fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto).

Exemplos de direitos: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc...

Obrigações: São dívidas, valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física). Fazem parte do PASSIVO.

Quando se compra um bem a prazo, ele integra-se ao patrimônio a partir do momento que o fornecedor o entrega. Como foi uma venda a prazo, a empresa passa a ter uma obrigação com o fornecedor, representada por uma conta a pagar equivalente ao preço do bem. Assim como aumenta de um lado o Ativo (bem) da empresa, de outro lado aumenta o Passivo (obrigação) da empresa.

Exemplos de Obrigações: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, Fornecedores ou Duplicatas a pagar (referente a compra de mercadorias a prazo), impostos a pagar (ou impostos a recolher).

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do patrimônio. No Balanço constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido em determinado momento. É a principal demonstração contábil. Reflete a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com