TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIAS DA CONTABILIDADE

Artigos Científicos: ATPS TEORIAS DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  6.545 Palavras (27 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 27

Etapa 1

A Disciplina Teoria da Contabilidade veio com certeza ajudar os graduandos a exemplificar a natureza de uma teoria, ou os problemas relacionados com

a sua justificação, é frequente recordar a Teoria Geocêntrica, que colocava a terra

no centro do sistema solar, e a Teoria Heliocêntrica, em que o centro passou a ser

atribuído ao sol. Exposta esta por Copérnico, em 1543, mereceu a adesão de Galileu

Galilei (1564-1642), após observações em que a luneta óptica teve papel fundamental. Na sequência de escrito apoiando a teoria Heliocêntrica acabou condenado pela inquisição. O preconceito, apoiado na autoridade duma certa interpretação da bíblia, conduziram a um longo julgamento pela inquisição, que condenou Galileu Galilei a declarar adesão à teoria Geocêntrica. A força da evidência resultante das observações é resumida pela convicção interior, enquanto declarava aceitar que a terra expressão estava fixa, “mas move-se”.

O significado do termo “teoria” foi apurado no segundo terço do século passado, pelas muitas referências à célebre “Teoria da relatividade”, de Einstein, e à equação E=mc2. Socialmente o termo acabou muito ligado à ideia de explicação abrangente, embora num dicionário, do tipo de um dicionário escolar para o ensino médio, encontremos este significado, mas também outros: conhecimento especulativo, princípios básicos de uma ciência ou doutrina, sistema ou doutrina que trata de princípios básicos, opiniões sistematizadas, conjectura, hipótese, explicação possível.

Na expressão “Teoria da Contabilidade”, referida a uma disciplina acadêmica,

ao termo “teoria” pode corresponder qualquer destes significados, embora sejam

mais esclarecedoras as ideias de explicação abrangente, de conhecimento especulativo e de princípios ou opiniões sistematizado. Todas afastam, como objetivo

imediato, a perspectiva do estudo baseada na solução de casos práticos; retiram a

focagem do pormenor e do caso concreto, e, no estudo da contabilidade, desta

Teoria da Contabilidade – Uma interpretação a preocupação de formalizar explicação abrangente e abordar o conjunto dos problemas e soluções como sistema coerente.

O significado de “contabilidade”, em linguagem corrente, registra alguma

indefinição. Num dicionário escolar para o ensino médio, encontramos os seguintes significados (realces acrescentados): conjunto de registros (em papel ou outro meio); trabalho relativo aos registros; estudo de meios e técnicas usados nas funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica”.

A relação com situações e fenômenos econômicos está explícita quando está

em causa o estudo da atividade. Mesmo não sendo expressa quando a atenção é focada

no conjunto de registros ou no trabalho que lhes respeita, de fatos tal relação

é bem evidente no uso que fazemos da palavra no dia-a-dia. Tal acontece, também, no estudo da história da contabilidade: a qualificação como contabilístico de um testemunho implica que a atividade e saber que lhe respeitam estão relacionados com informação de natureza econômica.

Qualquer interpretação da teoria da contabilidade em que uma parte seja tomada

pelo todo, (seja aquela baseada no valor do conteúdo da informação, ou a teoria dita

positiva, ou a abordagem critico interpretativa, ou uma variante da abordagem normativa) pode ser uma posição cômoda, mas não responde às necessidades sociais

e profissionais. Estas implicam validar pressupostos, garantir coerência no itinerário,

e considerar a interação social entre símbolos e realidade. Não serve qualquer

interpretação da teoria da contabilidade: o termo teoria não exclui a existência de

teoria parcial, mas sugere uma explicação sucinta e abrangente. Uma interpretação da Teoria da Contabilidade não corresponde a uma opção de

pesquisa metodológica mas sim a um conjunto de ideias, eventualmente algumas,

ou muitas , ainda nem validadas nem refutadas, estruturantes de um modelo de informação, a um quadro conceptual, “uma interpretação da Teoria Geral da Contabilidade, mediante o qual se estabelecem, através de um itinerário lógico dedutivo, os fundamentos teóricos em que se apoia a informação financeira”.

Usuários internos: Administradores da empresa: tomar decisões vitais para o sucesso do negócio; Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio;

Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários.

Usuários externos: Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e consequentemente do risco de vender a prazo; Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos; Governo: tanto para a arrecadação de impostos como obter dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.

Objetivos Principais da contabilidade: A Contabilidade, desde a mais remota existência, vincula-se à sociedade e evoluem juntas à medida que a sociedade demanda da contabilidade as mais variadas informações, o que importa em se afirmar que, sem quaisquer dúvidas, a contabilidade é um componente social. Por ser uma ciência social, a contabilidade sofre influências do meio em que opera e deve ser adaptada ao contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas, sem prejudicar seu propósito de atender bem a todos os vários usuários da informação contábil.

Tem, portanto, o compromisso e a necessidade de bem informar. Trata-se de uma ciência tão antiga quanto a civilização. Tem passado por fases de progresso, literário e doutrinário, como mostra o passado, a história. Não obstante, apenas no Século XX, pressionada pela necessidade de bem informar, os estudiosos e pesquisadores preocuparam-se em identificar e formalizar, de uma maneira prática e objetiva, os Princípios que a regem e fixar normas e regras para a efetiva aplicação.

Tal acontecimento ocorreu em face da exigência dos usuários das informações contábeis e representa um grande avanço no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com