TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tecnicas De Adm De Pessoal

Artigo: ATPS Tecnicas De Adm De Pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................03

1. GESTÃO DE PESSOAS ........................................................................................04

1.1.Mudanças Organizacionais ..................................................................................05

1.2 Tempos Modernos e Moderna Gestão de Pessoas ...............................................05

2. A EMPRESA ..........................................................................................................07

3. ANÁLISE DA EMPRESA .....................................................................................08

4. PLANO DE AÇÃO .................................................................................................09

4.1 Recursos Humanos ................................................................................................09

4.2 Programa de Incentivos .........................................................................................09

4.3 Treinamento e Desenvolvimento ..........................................................................09

4.4 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO ......................................................10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................11

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................12

7. ANEXOS ...............................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, fazer uma análise do que é necessário para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar com sucesso seu papel dentro das organizações e demonstrar de forma clara o processo para motivar bem as pessoas a trabalharem melhor. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

1. GESTÃODEPESSOAS

Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, que tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

.O objetivo da Gestão de Pessoas é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização, colaboradores bem treinados e motivados, aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas nas empresas e desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.

Em um sentido amplo Gestão caracteriza-se pela: capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização o capital humano.

A capacitação envolve conhecimentos humanos e técnicos da área, conhecimento este que o funcionário já tenha ao entrar na empresa, bagagem de outras organizações ou fruto de estudo individual ou adquira através de cursos profissionalizantes, e ate mesmo no dia a dia dos negócios, de acordo com as necessidades da empresa e de acordo com sua facilidade de aprender. É da responsabilidade da Gestão filtrar e reconhecer o profissional que melhor se encaixa a cada cargo e dar a este profissional a chance de mostrar que pode render mais.

A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização ao colaborador.

As alterações não devem ser impostas, mas sim, trabalhadas, considerando-se o mercado, o produto, o ambiente da organização e o comprometimento de todos dentro dela.

Cabe também a Gestão de Pessoas: As descrições e análises dos cargos; O planejamento do RH; Recrutamento e Seleção; Orientação; Avaliação de desempenho; Remuneração; Treinamento e Desenvolvimento; Relações sindicais; Segurança; Saúde e Bem estar.

1.1. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

A moderna Gestão de Pessoas consiste em uma junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. São várias as questões que influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade e outros.

Na atualidade os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso. Atualmente, as organizações bem-sucedidas percebem que para crescerem é necessário realizar investimentos, principalmente o dos seus colaboradores. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa.

Nas organizações que aderiram a esta nova maneira de gestão, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são tratados como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro, e, sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas a maior comprometimento e responsabilidade com as organizações deixando de unicamente aguardar ordens, mais sim contribuindo com idéias para um maior desenvolvimento onde todos ganham.

Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos atuais. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a empresa transformava o seu dinheiro em ativos fixos (uma fábrica, equipamentos, escritórios), e contratava apenas um executivo para administrar os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para as máquinas. Nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com