TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Contabilidade

Monografias: ATPS Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

A Contabilidade é uma ciência milenar que como todas as outras, evoluiu de tempos em tempos, saindo da Era primitiva e tomando forma científica diante da evolução natural da forma de vida do ser humano, buscando acompanhar o novo modelo de vida em que a nossa espécie se organizou, uma vida dinâmica onde organizações diversas, de ramos diversos e pessoas também diversificadas em atividades, profissões e ganhos, fizeram necessário o aprimoramento das técnicas para administrar os patrimônios gerados por todos, nesse sem número de formas de gerar seu sustento.

Diante desse quadro, a Teoria da Contabilidade acaba inserida como ponto primordial à formação do novo profissional de importância ímpar no mercado de trabalho. Mais do que a experiência prática tão importante, é a teoria que bem assimilada, ampliara a capacidade e as ações na vida do contador moderno. Sem ela, não há base para a formação técnica e ética em uma atividade que evolui rapidamente.

A seguir, serão analisados os objetivos e utilização da contabilidade na vida das organizações, a semelhança entre a vida financeira organizacional e pessoal e os termos e conceitos inseridos nessa atividade tão fundamental à sociedade moderna.

2. O Objetivo da Contabilidade

A principio, a Contabilidade é composta de um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, seu Sistema de informação se baseia em um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios. Usufruem dela pessoa física ou jurídica ou usuários externos como acionistas, credores em geral, prestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais.

Visa na natureza econômica o que seja econômico para a contabilidade demonstrando o resultado do exercício, capital e patrimônio.

Tem como objetivo esclarecer o fluxos de caixa, capital de giro de uma determinada empresa, informando também os valores monetários, ou seja, quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa,o que resumindo, nada mais é que permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma,contribuindo assim para o processo decisório dos usuários,não se justificando por si mesma.

Para tal, devem ser observados dois pontos:

1.As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados

Permitindo inferências em relação ao futuro

2.A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais Muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a Contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

Seguindo tais princípios básicos, a gestão da sua entidade juntamente a um bom profissional contábil, tende a caminhar para o sucesso.

3. Semelhança entre a vida Financeira Pessoal e Empresarial.

A contabilidade está presente não só nas entidades, mais na vida pessoal de todos.

Na empresa, está de uma forma direta no qual é responsável pela demonstração de resultados para que seu gestor possa tomar as decisões futuras e imediatas para fins lucrativos, controlando também suas despesas e custos, priorizando sempre o melhor para o crescimento da empresa.

Na nossa vida pessoal ela está em cada simples conta para compras pequenas ou para grandes investimentos, como por exemplo, a compra de uma casa ou um carro ou simplesmente a compra para ingredientes para um receita de bolo.Quem é que não coloca na mesa todas as despesas no dia do pagamento para saber quanto irá sobrar para passar o mês?! São gestos comuns como esse que nos mostram o quanto a contabilidade e a boa gestão do nosso dinheiro são importantes não só para uma entidade gerar lucros para seus gestores e sócios, mais são importante também para que cada pessoa tenha o controle do seu próprio dinheiro, da sua própria vida e garanta a si mesmo um futuro seguro financeiramente.

4. Entrevista

Abaixo, uma entrevista com o empresário Douglas da Silva, proprietário da Gráfica Pergaminho Ltda., onde será exposta a sua visão sobre a importância da contabilidade para os seu negócio:

1- O que é a contabilidade no seu ponto de vista?

Nada mais, nada menos do que um controle da saúde da empresa onde você pode ter o controle de seus gastos e lucros, sendo mais real e nada fictício.

2- Qual benefício ela traz para sua empresa?

Você conseguir visualizar com mais facilidade o desempenho e crescimento da sua empresa, dando a segurança para investimentos futuros.

3- Por que acha necessário ter um contador?

Na verdade, no meu ponto de vista, é necessário a partir do momento em que você sozinho não consegue ou não sabe desempenhar essa ou qualquer outra atividade sozinho.

4- Você confia nas pessoas que cuidam de seus negócios?

Não confio, mas dou crédito pela necessidade, mas, particularmente, nunca tive nenhum problema com tais, o que me leva a dar crédito a eles, sim.

5- Tem algo que você gostaria que fosse diferente na sua contabilidade?

Se pudesse mudar algo, queria que mandassem os impostos obrigatórios com mais antecedência, que se programassem e se organizassem melhor em relação à sua contabilidade e não, em geral.

6- Eles te dão todas as informações necessárias para as tomadas de decisões?

Sim. Baseados nos dados que eu, gestor, passo (a eles), eles me dão a informação necessária para as tomadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com