TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Contabilidade

Tese: ATPS Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  7.884 Palavras (32 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEORIA DA CONTABILIDADE

PROFESSORA: Ma. JULIANA LEITE KIRCHNER

EQUIPE:

PATRÍCIA

SERRA TALHADA

2013

O objetivo da contabilidade

A contabilidade enquanto ciência tem a finalidade de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários internos e externos da entidade. Os usuários por sua vez podem avaliar o patrimônio da entidade mediante informações fornecidas no balanço patrimonial da entidade, que deve ser gerado de forma clara, objetiva e de fácil entendimento, levando informações de forma sistêmica, organizada e que tenham relevância.

As informações devem seguir estrutura conforme o regime contábil de competência, os dados fornecidos contábeis, patrimoniais e financeiros no intuito de permitir avaliação daquela entidade, auxiliando na tomada de decisão daqueles usuários.

Todas as informações coletadas naquele determinado período devem demonstrar a real situação patrimonial da empresa. Em nenhuma das informações deve conter opinião pessoal da pessoa que faz o balanço, deve ser mantida a imparcialidade.

As informações têm objetivo formal pela sua legalidade e legitimidade dos fatos, por isso uma omissão pode tornar a informação falsa ou torná-la enganosa, portanto não confiável e deficiente em termos de sua relevância.

Essas informações devem ser publicadas em dois jornais, no diário oficial e em um jornal de grande circulação para que todo usuário tenha acesso.

Controles, Resultados e Objetivos Financeiros

“A função da contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os crescimentos ou decréscimos dessa riqueza” (Marion 2011, p. 7). Como naturalmente o homem é ambicioso, a contabilidade existe desde o inicio da civilização.

A vida financeira particular de um indivíduo, não se difere muito da contabilidade que tem como objetivo principal: Permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade, permitindo prospecções financeiras. As finanças de um indivíduo devem ser organizadas e sistematizadas, pois o mesmo, apesar de ser pessoa física, faz transações bancarias, tem duplicatas a pagar, duplicatas a receber, cheques, cartões de credito, empréstimos, financiamentos e etc. Assim como na contabilidade se o indivíduo se exceder, as suas dívidas (passivo) serão maiores que sua renda mensal (ativo), finalizando o mês no vermelho, por esse motivo a vida financeira particular deve ser administrada e calculada de maneira que dê para honrar com seus compromissos atuais e se organizar para despesas futuras.

Cada pessoa com o passar do tempo vai construindo seu legado e adquirindo bens, como por exemplo, (imóveis, veículos, títulos de capitalização, jóias...), como também tem direitos a receber, bem como, (salário, aluguel de algum imóvel, restituição de Imposto de Renda, PIS, décimo terceiro salário...). São acréscimos que entram no ativo e consequentemente para o patrimônio liquido.

Grande parte da população não sabe administrar a parte financeira de sua vida que representa o passivo, por esse motivo muitas pessoas estouram o cartão de credito, entram no limite do cheque especial, fazem empréstimos e financiamentos que não conseguem pagar, isso acontece consequentemente pela falta de controle financeira.

Independente de o indivíduo ser pessoa física ou jurídica, podemos concluir que a contabilidade esta presente na vida de ambos, apesar de se apresentar mais informalmente no cotidiano do indivíduo, podemos perceber a interação contábil agindo diretamente no patrimônio das pessoa.

Definições dos Conceitos de Contabilidade

Ativo: representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade.

Se uma empresa compra uma máquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo.

Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma invenção, ela passa a ter o direito sobre essa patente. Assim uma patente representa um direito, logo um ativo. Bens são todos os objetos que a empresa possui, seja de uso, troca ou consumo. Nos meios comerciais, são muito usadas tanto a expressão Bens materiais como Bens tangíveis (ambas têm o mesmo significado) o mesmo ocorre com as expressões Bens imateriais ou Bens intangíveis. Os direitos por sua vez constituem os valores que ela tem a receber de terceiros (clientes, inquilinos etc.). É comum às empresas efetuarem vendas de mercadorias a prazo, neste caso a empresa não recebe o dinheiro no momento da venda, mas dias depois, semanas ou até meses. Desta forma, a empresa passa a ter direito de receber do cliente o valor da respectiva venda no prazo determinado. Vale lembrar que os direitos não são apenas pelas vendas efetuadas há também empréstimos a terceiros, alugueis de bens moveis ou imóveis etc.

Exemplos de ativos:

- Dinheiro guardado em banco;

- Duplicatas a receber provenientes de vendas a prazo;

- Veículos;

- Imóveis;

- Terrenos;

- Estoque de mercadorias.

Passivo: É o pensamento inverso do ativo, no ativo como já visto é o pensamento de benefícios futuros, já no passivo é a “obrigação dos presentes”. Este presente de forma temporal é o quando e de qual forma tem que quitar certa dívida. Constituem passivo as obrigações para a empresa, todos os valores que ela tem que pagar para terceiros (fornecedores, empregados, proprietários de imóveis, governo, bancos etc.). As obrigações geralmente aparecem registradas nos livros contábeis das empresas, com o nome do elemento representativo da respectiva obrigação, seguido da expressão a pagar.

Exemplos de passivo:

- Duplicatas a pagar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com