TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Contabilidade Pronta

Ensaios: ATPS Teoria Da Contabilidade Pronta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Curso Administração

Teoria da Contabilidade

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

Professor (a) Daniel José Marchiori Jorge

Corporações

Podemos dizer que a sociedade anônima, que também é chamada de companhia, é o tipo de sociedade no qual o capital social é dividido em ações e no qual o sócio responde pelas obrigações sociais. É a sociedade onde os sócios têm seus investimentos divididos (ações) limitando-se suas responsabilidades dentro da empresa.

As sociedades anônimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas, as sociedades abertas são aquelas em que é permitido a negociação na bolsa de valores, já as sociedades fechadas não emitem esse tipo de negociação.

Nas sociedades abertas é permitido oferecerem suas ações ao público, essas sociedades se sujeitam à fiscalização governamental. Importante destacar que a sociedade anônima sempre será considerada empresária. É importante dizer que a sociedade só tem direito de ser uma sociedade aberta caso tenha uma autorização do governo.

A companhia se desdobra em vários órgãos, às vezes por exigência jurídica ou por objetivos administrativos. O diretor destas companhias tem suas obrigações próprias, onde está determinada no estatuto da companhia. Este estatuto na verdade é as normas jurídicas, onde podemos citar algumas delas :a assembleia geral, o conselho de administração, a diretoria e o conselho fiscal.

Por sua vez as companhia tem seus acionistas, aquelas pessoas que investem seu dinheiro na bolsa de valores para uma determinada instituição, esses acionistas também tem direitos perante a companhia, afinal seu patrimônio esta sendo investido em forma de ações dentro das companhias.

Cada acionista tem direitos e obrigações perante a companhia, tais elas como:

• Participar dos lucros sociais;

• Participar do acervo da companhia, em caso de liquidação;

• Fiscalizar, na forma prevista na LSA, a gestão dos negócios sociais;

• Preferência para subscrição de ações;

• Retirar-se da sociedade nos casos previstos;

A LSA também garante ao acionista o direito de fiscalizar a gestão de negócios sociais.

As ações são divididas em três critérios, resumindo são as ações ordinárias são classificadas como as “comuns”; as ações preferenciais, são aquelas que oferecem tratamento diferenciado ao sócio que as possui ações de fruição, são as ações ordinárias ou preferenciais que foram completamente amortizadas.

Concluindo as sociedades anônimas são organizações onde os sócios investem seu capital social em ações na bolsa de valores, um capital livre, onde qualquer pessoa pode investir seu dinheiro para obter lucros para sim, claro que para essas sociedades terem suas ações vinculadas a bolsa de valores, é necessário que suas obrigações governamentais estejam dentro das leis da legislação vigente.

Essas sociedades são empresas com fins lucrativos.

Na sociedade atual, nesse momento podemos afirmar que esses tipos de sociedades (empresas) são de muita importância para economia nacional, pelo período de intenso fluxo de capital entre as bolsas de valores. O aumento de investidores na bolsa fazendo com que a bolsa quebra marcas históricas. Esse aumento de investidores tente sempre a aumentar, pois é ser uma boa forma de investir seu capital pessoal.

Formas de constituição jurídica Comente sobre esse tipo de sociedade

Cooperativa As cooperativas são sociedades de pessoas, constituídas para prestar serviços aos associados. Tem registro na Junta Comercial e é regido pelo código civil. Não tem objetivo de fins lucrativos

Associação Denomina-se sociedade as pessoas jurídicas formadas por um grupo reduzido de pessoas, que visam a uma finalidade econômica. são constituídas de um número maior de indivíduos, que visam fins morais, pios, literários, artísticos, etc. Pode-se dizer, então, que estas não têm objetivos econômicos, valendo esta peculiaridade como traço diferenciador das sociedades.

Fundação Fundações nascem de uma doação, de um ato de doação de um instituidor que reserva certo patrimônio e o grava para a execução de certo objetivo. Uma vez constituída a fundação, é necessário que o instituidor lhe determine um estatuto, suas regras de funcionamento e grupo que irá se responsabilizar em gerir esse patrimônio segundo seus um objetivos.

Sociedade em conta de participação – SCP Quando duas ou mais pessoas, sendo ao menos uma comerciante, se reúnem, sem firma social, para lucro comum, em uma ou mais operações de comércio determinadas, trabalhando um, alguns ou todos, em seu nome individual para o fim social. O sócio ostensivo é o único que se obriga para com terceiro; os outros sócios ficam unicamente obrigados para com o mesmo sócio por todos os resultados das transações e obrigações sociais empreendidas nos termos precisos do contrato.

Sociedade Capital e Indústria Mesmo que a SCP, porém o sócio capitalista distribui ações de forma gratuita aos demais. Assim, ele estabelece um determinado valor à forma de trabalho de cada um deles. Em substituição do vínculo empregatício, recebem participação nos lucros.

Consórcio de Empresas O consórcio empresarial é a união de várias empresas com a finalidade de realizar um empreendimento ou participar de negociações geralmente maiores do que a capacidade individual de cada participante. Não constitui uma nova empresa. É um contrato.

Joint Venture É uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

Dados Sociedade Empresária Limitada Sociedade Anônima Comentários adicionais

Autorização inicial Código civil + contrato social É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com