TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Contabilidade

Por:   •  23/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Sumário

Introdução        

ETAPA 1        

1.1        – Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller, Sistema de Informação de Controladoria        

1.2        – Questões        

1.3        – Empresas de Controladoria        

ETAPA 02        

2.1 – Balanced Scorecard        

Conclusão        

Bibliografia        

Introdução

O presente trabalho será tratado sobre a missão e estrutura da controladoria e o papel do Controller, sistema de informação de controladoria mais concretamente como podemos entender o conceito de controladoria, qual o seu papel de controle e suas atribuições, quais as novas exigências do mercado profissional frente ao emprego tecnológico.  E Balanced Scorecard e intangíveis sistemas de acompanhamento, de que forma podemos compreender as relações e funções atribuídas pelo profissional da controladoria diante das empresas da tecnologia da informação.

O objetivo principal deste trabalho é apresentar o principal papel do controller junto à empresa, quais os conceitos e medidas que devem ser tratadas diante uma situação ocorrida, o que o mesmo pode compreender quais os sistemas que cabem a ser implantado para melhor atender as necessidades das empresas.

O trabalho esta organizado por etapas e passos que constam os assuntos pesquisados e abordados junto a suas especificações um breve relatos sobre cada tema abordado.

ETAPA 1

  1. – Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller, Sistema de Informação de Controladoria

A controladoria é a área que administra a Empresa por meios das informações Contábeis,

Segundo Heckert e Willson a Controladoria sempre estará no comando, pois tem o poder de executar, dando suporte para que assim seja cumprida sua missão. A Controladoria tem a visão de controle, pois informa e influência para a eficácia empresarial.

O controle moderno da Controladoria tem um grande sentido: `` O Controller`` exerce 

seu papel através de relatórios e interpretações tendo uma grande influência que projeta atitudes. Ainda seguindo os ditos de Willson a controladoria é uma visão voltada para o futuro, sendo um conceito de olhar para frente, com o enfoque de planejamento e controle.

A Controladoria é um sistema de informação da empresa, interna e externa, que tem como foco otimizar para uma missão com eficácia, sendo que o lucro ou prejuízo tem que ser bem medido. A qualidade dos lucros surge das necessidades e dos conflitos que a empresa tem ao longo do tempo. O setor da Controladoria está relacionado (Econômia, Financeira e Gestores Internos). Se em determinados momentos as informações não se coinsidirem, o Controller fica responsável de corrigir o erro.

A necessidade desta área se da com a evolução das atividades econômicas nas últimas décadas, o desenvolvimento continuo da tecnologia e a globalização vem gerando necessidade de empresas individuais de se tornarem cada vez mais preocupadas com novas estratégias e posições que ocupam no mercado. Para isto, é importante administrar e gerenciar sua eficiência eficácia á seu público.

É neste cenário que se torna importante um constante controle e visibilidade dos cenários em que se enquadra a empresa, com isto, a controladoria fornece aos gestores as informações coletadas de diversas áreas, mais visual a tomada de decisões, sendo possível visualizar nas informações preparadas por esta, os caminhos a serem seguidos e suas consequências.

Para esclarecer a importância da controladoria para a empresa, e o papel do ControllerFigueiredo e Caggiano (2004, p.26 e 28) cita: “A missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global [...] tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. ”

“O controller é o gestor encarregado do departamento de controladoria; seu papel é, por meio do gerenciamento de um eficiente sistema de informação, zelar pela continuidade da empresa, viabilizando as sinergias existentes, fazendo com que as atividades desenvolvidas conjuntamente alcancem resultados superiores aos que alcançariam se trabalhassem independentemente. ”

Considerando ainda uma publicação pela Revista de contabilidade &Finanças “O Controller, segundo GarrisonapudMosimann e Fisch, "como gestor do sistema de informações, está em posição de exercer controle por meio do relato e da interpretação dos dados necessários à tomada de decisões". Por conseguinte, a Controladoria está diretamente relacionada ao processo de gestão dentro de uma empresa. ”

Desta forma podemos claramente ver que a controladoria precisa coletar informações que possam contribuir para os dados que serão informados aos gestores, levando em considerações fatores internos e externos que possam assegurar a eficácia da empresa através da otimização do resultado.

A figura 1 a baixo representa o organograma que demonstra algumas das áreas em que seus resultados serão utilizados para a preparação destas informações:

Figura 1

[pic 2]

Podemos dizer que a Controladoria é uma unidade administrativa dentro da empresa, ela é responsável por coordenar a gestão econômica dentro do sistema da empresa.

Dentro do sistema da Controladoria existe a missão onde a empresa tem que assegurar a eficácia de seus resultados, dar o suporte a negociação das empresas onde posso assegurar os cumprimentos de suas missões, tem por objetivo controlar informar e influenciar para ter segurança eficácia da empresa com a responsabilidade em fazer e acontecer o planejamento.

O controller é a principal função da contabilidade administrativa, ele deve controlar realmente tudo na empresa, ela controla através de relatórios, estes relatórios são controlados através de projetos que impede administração a tomada de decisões lógicas e objetivas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (322.4 Kb)   docx (166.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com