TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps TGA Etapa 1 E 2

Monografias: Atps TGA Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2012  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 8

Desde o inicio da humanidade, o homem buscou formas e maneiras de realizar suas atividades de forma que tivesse melhores resultados. Conforme Chiavenato as habilidades humanas estão relacionadas com o pessoal e o grupal que envolve a capacidade de comunicação, motivação, coordenação de liderar e de resolver conflitos pessoais ou grupais.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são adquiridas no decorrer do tempo mediante os acontecimentos na vida cotidiana, isso será de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua vida.

Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso:

- Habilidade Técnica: é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

- Habilidade Humana: é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.

- Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

1.3. Acontecimentos Sociais que Ocasionaram o Surgimento das Teorias da Administração

Segundo CHIAVENATO (2003) dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, ocasionando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.

As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.

A administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da idade antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).

Segundo CHIAVENATO (2003) o Renascimento, período histórico de grande destaque para as artes e outras ciências, trouxe contribuições em forma de métodos de produção diferenciados, e conhecimentos em documentações para melhorar o controle nas empresas que existiam.

A administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, descentralização de atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.

Esses e outros acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de estudos científicos, porque era necessário o aperfeiçoamento da produção nas empresas. O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases científicas da administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.

O início das teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, seguindo uma evolução crescente, acompanhando a própria evolução social, afinal, a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade (CHIAVENATO, 2003).

As contribuições de Taylor

A Teoria Cientifica foi iniciada do começo do século XX pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, considerado o fundador da Teoria Geral da Administração. Surgiu durante a Revolução Industrial com a racionalização do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário.

Segundo Taylor as bases da administração cientifica são:

- O estudo do tempo e padrões de produção

- A supervisão funcional

- A padronização de ferramentas e instrumentos

- O planejamento de tarefas e cargos

- O principio da exceção

-A utilização de instrumentos para economizar tempo

- Fichas de instrução de serviços

- A ideia de tarefa, associada a prêmios de produção.

- Um sistema de classificação dos produtos e dos insumos (matéria-prima, etc.)

- Um sistema de delineamento das rotinas de trabalho

FAYOL

Um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Dizendo que toda empresa pode ser dividida em seis grupos, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, sendo eles:

- Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;

- Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.

- Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

- Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação de bens.

- Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

- Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções.

ELTON

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com