TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUMENTO DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO NA CIDADE DE MARINGÁ NO ANO DE 2017

Por:   •  20/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO EM ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 AUMENTO DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO NA CIDADE DE MARINGÁ NO ANO DE 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Professora: NEUZA CORTE DE OLIVEIRA

                                                           

                                                  Alunos: WILLIAM DE ASSIS PEREIRA

ITAMBÉ – PARANÁ

2018

1. IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Na cidade de Maringá sempre ocorreram alguns casos de ataques de escorpiões, geralmente com o tempo seco e quente, que se agravaram com o passar dos anos; contudo, de 2016 para 2017 houve um aumento de 70% nos casos de ataques de escorpiões, onde foram atendidas 519 reclamações da presença de escorpião e registrados 92 acidentes.

Existem na região de Maringá duas espécies nativas de escorpiões, o escorpião preto (Bothriurus araguayae), e o escorpião patas rajadas (Tityus fasciolatus) com picadas que causam muita dor, porém sem riscos a vida. Uma terceira espécie, com maior toxidade a humanos também aparece, é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) que foi introduzido na região nos anos 80, onde se multiplicou descontroladamente, pois este se reproduz por partenogênese, que é o desenvolvimento de um embrião sem fertilização, onde as fêmeas se procriam sem precisar de machos que as fecundem. Tal espécie é responsável por 76% dos casos de atendimento dos agentes de saúde municipal no ano de 2017, e esta é considerada a espécie de maior risco, devido a seu veneno ser neurotóxico, podendo até ser letal no caso de ataque a crianças ou idosos, sendo necessário o atendimento das pessoas picadas em unidades de saúde ou hospitais.

                A proliferação do escorpião se deve a um conjunto de fatores como: - a falta de limpeza de quintais que possuem entulhos e outros locais que servem de abrigo para o escorpião; - a falta de asseio com a residência e com o lixo domiciliar pelos munícipes, acarretando no aparecimento de insetos como baratas, grilos, aranhas, etc., que são os alimentos preferenciais do escorpião; - a falta de inimigos naturais (sapos, corujas, cobras, etc.) nos centros urbanos; - a ineficiência pelo controle químico (inseticidas); - a resistência e a capacidade desses animais se adaptarem a ambientes variados. Sem a atenção devida da sociedade a esses fatores, temos as variáveis necessárias para a ocorrência de uma epidemia.

O histórico apresentado demonstra a necessidade de um planejamento estratégico que visa combater a proliferação e os ataques aos munícipes por escorpiões.

         

Ator: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE

Problema: AUMENTO DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO

Descrição (descritor) ACIDENTES COM ESCORPIÃO EM 2017 = 92

2. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO PROBLEMA

                Visto o aumento descontrolado de espécie com grande poder de peçonha (e não nativa – escorpião amarelo) de escorpião na cidade de Maringá no ano de 2017, e do despreparo da população em como agir para evitar os ataques do animal; a Secretaria de Saúde definiu que, tal situação exige da Gestão Pública uma análise oriunda dos fatos, do qual formatamos no fluxograma explicativo abaixo:

Local: SECRETARIA DE SAÚDE

Problema: AUMENTO DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO

Ator: SECRETÁRIO MUNICIPAL SAÚDE

[pic 1] 

Através do diagnóstico de situações, foram extraídos do fluxograma explicativo os “nós críticos”, sendo estes classificados como o centro de ação, que atuaremos de forma prática, efetiva, definindo a aplicação de Metodologia de Planejamento de Situações, conforme a figura abaixo:

[pic 2]

3. METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO DE AÇÕES, RECURSOS E ATORES

PLANO ESTRATÉGICO:

Implantar plano de ação para combate ao escorpião com mutirões entre equipes da Secretaria de Saúde e equipes da Secretaria de Meio Ambiente para redução da população do animal e informar a população sobre ações que visam prevenção.

OPERAÇÕES:

OP1: Efetuar campanhas de orientação junto à população para melhorar o asseio doméstico e o correto descarte do lixo e entulhos;

OP2: Ampliação da equipe de agentes de saúde para combate ao escorpião nas regiões com incidências de acidentes;

OP3: Efetuar ações conjuntas (mutirões) entre agentes da Secretaria de Saúde e agentes da Secretaria de Meio Ambiente para atuarem na coleta de lixo, entulhos e animais nas regiões afetadas por incidências com escorpiões;

Conforme os resultados da Metodologia de Diagnóstico de Situações, foi selecionado um “nó crítico” (Acúmulo de Entulhos e Lixos nos Quintais Residenciais) para apresentação do Plano de Ação conforme Tabela abaixo, o conjunto dos procedimentos a serem adotados, a fim de atingirmos os resultados esperados para cada ação.

3.1 MATRIZ OPERACIONAL

Ações

Resultados/Objetivos

Produtos / Metas

Recursos

Respon-sáveis

Prazos

A1: 1. Efetuar campanhas de orientação junto à população para melhorar o asseio doméstico e o correto descarte do lixo e entulhos

Redução do número de acidentes com escorpiões

Redução da proliferação de escorpiões (principal-mente o amarelo) em Maringá

Conheci-mento

- Agentes de cada Secretaria que compete a demanda do produto/ serviço requisitado; - Secretário de Saúdo do Município de Maringá

Imediato

A2: 2. Ampliação da equipe de agentes de saúde para combate ao escorpião nas regiões com incidências de acidentes

Financeiros

Imediato

A2: 3. Efetuar ações conjuntas (mutirões) entre agentes da Secretaria de Saúde e agentes da Secretaria de Meio Ambiente para atuarem na coleta de lixo, entulhos e animais nas regiões afetadas por incidências com escorpiões

Organizati-vos

Mensal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com