TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre o aumento do volume de movimentação de cargas no porto e o crescimento político e geográfico da cidade de Paranaguá no período entre 1950 a 1954.

Por:   •  5/5/2017  •  Abstract  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Tânia Joceli Valesko do Santos

A relação entre o aumento do volume de movimentação de cargas no porto e o crescimento político e geográfico da cidade de Paranaguá no período entre 1950 a 1954.

        Monografia de conclusão de curso apresentada como exigência parcial para a obtenção do grau em licenciatura em História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá _ FAFIPAR.

                                          Orientação: Professor Wistuba Junior

Paranaguá 2005

Para minha querida família, em especial ao meu marido João Vitor, professor Wistuba que foi muito querido, e para o conhecimento do povo Paranaguá.

Agradeço imensamente à Deus, ao Professor Wistuba, ao meu pai Pedro, minha mãe Olindina, minha irmã Vânia, meu filhinho João, e principalmente ao meu marido amado João Vitor. Todos foram essenciais para a construção deste trabalho.

“Cabe acrescentar que, mesmo independentemente desse ideal de cultura, a simples alfabetização em massa não constitui talvez um beneficio sem-par. Desacompanhada de outros elementos fundamentais da educação, que completem, é comparável, em certos casos, a uma arma de fogo posta nas mãos de um cego.”

Sérgio Buarque de Holanda

Resumo

Na década de 50, o Brasil estava num processo de grandes transformações. Getulio acabará de assumir a presidência da republica com o seu “populismo”.

No contexto político, o Brasil, estava na democracia. No contexto econômico, houve várias medidas para incentivar o desenvolvimento do país, com ênfase na industria. No entanto, a inflação continuava a assombrar a economia nacional.

Com a política do desenvolvimento, empregada por Vargas, o volume da produção nacional passa a crescer e na mesma proporção passa a crescer paralelamente a produção do mercado externo.

Para amparar este crescimento, são realizados investimentos públicos no sistema de transportes e energia.

Ocorreu também, o reequipamento naval da marinha mercante e de todo o complexo portuário, estimulados pela forte alta de preços internacionais do café, final da década de 40.

Esses investimentos na área portuária e a crescente demanda das exportações de café, estimulam o crescimento do Porto de Paranaguá e de toda a estrutura que dá suporte a este.

A cidade expandiu suas divisas, agrega a população e assim, passam-se a se diversificar os ramos de comércio bem como o volume do meio circulante.

Proporcionalmente a cidade cresce, a população que nela habita, dando inicio a um processo de  crescimento, ter sido respectivo e de forma pouco organizada, muitos dos problemas gerados nesta época persistem até os dias de hoje como se fossem imensas feridas no âmago da problemática social da nossa cidade.

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

2. O Porto Histórico

2.1 O Primeiro Porto e a Cotinga

2.2 O Porto na Vila de Paranaguá

2.3 Os motivos das mudanças

3. O CONTEXTO POLITICO SOCIAL DA SEGUNDA METADE DO SECULO XX

3.1 O BRASIL DA DECADA DE 1950

3.1.1 As dificuldades encontradas por Vargas e a insatisfação popular

3.1.1.1 A movimentação dos opositores

3.1.2 Diretrizes econômicas: o nacionalismo de Vargas.

3.1.2.1 A busca do desenvolvimento

3.1.2.2 As contra medidas de Vargas

3.2 O PARANÁ NA DÉCADA DE 1950

3.2.1 A ECONOMIA DO PARANÁ

3.2.2 A POPULAÇÃO PARANAENSE

4. PORTO D.PEDRO II

4.1.1 A diversificação de cargas

5. RELAÇÃO ENTRE CIDADE E PORTO

5.1 A FASE DO CRESCIMENTO GEOGRÁFICO

5.2 As rodovias como formas de expansão populacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com