TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTO-FORNO

Seminário: AUTO-FORNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Seminário  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

ALTO-FORNO

Dentro de uma usina siderúrgica, o alto-forno é o principal equipamento utilizado na metalurgia do ferro.

O alto-forno é construído de tijolos e envolvido por uma carcaça protetora de aço. Todas suas partes internas são revestidas de tijolos refratários, pois suportam as altas temperaturas sem derreter.

Três zonas fundamentais caracterizam o alto-forno: o fundo chamado cadinho; a segunda seção chamada rampa; e a seção superior chamada cuba.

Cadinho – É o lugar onde o gusa líquido é depositado. A escória (conjunto de impurezas que devem ser separadas do gusa), que se forma durante o processo, flutua sobre o ferro que é mais pesado.

No cadinho há dois furos: o furo de corrida, aberto de tempos em tempos para que o ferro líquido escoe, e o furo para o escoamento da escória. Como a escória flutua o furo para seu escoamento fica acima do furo de corrida. Assim, sobra espaço para que uma quantidade razoável de ferro seja acumulada entre as corridas.

Rampa – É o lugar onde ocorre à combustão e a fusão. Para facilitar esses processos, entre o cadinho e a rampa ficam as ventaneiras, que são furos distribuídos uniformemente por onde o ar pré-aquecido é soprado sob pressão.

Cuba – Ocupando mais ou menos dois terços da altura total do alto-forno. É o lugar onde é colocada, alternadamente e em camadas sucessivas, a carga, composta de minério de ferro, carvão e os fundentes (cal, calcário).

Quando o minério de ferro, o combustível e os fundentes são introduzidos na parte superior (goela) da rampa, ocorrem reações químicas:

Os óxidos de ferro sofrem redução, ou seja, o oxigênio é eliminado do minério de ferro;

A ganga (parte não aproveitável da massa de uma jazida mineral) se funde, isto é, as impurezas do minério se derretem;

O ferro sofre carbonetação, quer dizer, o carbono é incorporado ao ferro líquido;

Certos elementos da ganga são parcialmente reduzidos, ou seja, algumas impurezas são incorporadas ao gusa. O gusa se funde, quer dizer, o ferro de primeira fusão se derrete;

As reações químicas são provocadas pelas altas temperaturas obtidas dentro do forno que trabalham com o princípio da contracorrente. Isso quer dizer que enquanto o gás redutor, resultante da combustão sobe, a carga sólida vai descendo.

Por causa dessa movimentação, três zonas aparecem dentro do alto-forno:

A zona onde ocorre o pré-aquecimento da carga e a redução, ou eliminação do oxigênio, dos óxidos de ferro;

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com