TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA 2 - INDIVIDUAL

Pesquisas Acadêmicas: AVA 2 - INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE GOIÂNIA – FAG

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 3 PERÍODO

AULTA TEMA 02 – TEORIA GERAL DO ESTADO

GOIÂNIA

2014

AULTA TEMA 02 – TEORIA GERAL DO ESTADO

Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda a seguinte pergunta:

1- se tivesse que escolher entre o presidencialismo e o parlamentarismo nos dias atuais o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Para o parlamentarismo deveria previamente ser analisado em qual sistema o regime estará contido. Pois o sistema monárquico além de possuir um chefe de estado conta com um outro personagem que é o chefe do governo. Mas, se tratando em sistema de governo democrático o chefe do estado e do governo será a mesma pessoa, o primeiro-ministro. No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pela população e sim pelos parlamentares.

No entanto, o regime presidencialista se harmoniza apenas com o sistema republicano (Regime político que significa que a coisa pública a todos pertencem e por todos será administrada, mediante a representação do povo por tempo determinado, visando o interesse comum.).

Em minha opinião o parlamentarismo seria o melhor para a sociedade. Desta forma seria eleito por pessoas conscientes que não seria comprado.

Já no presidencialismo se entra um presidente ruim a população tem que aguentar até ao fim do seu mandato. O sistema presidencialista, no caso, detém plenos poderes e realmente é uma ‘‘ditadura’’.

No governo o sistema parlamentarista ao contrario torna o executivo e o legislativo juntos. Um depende do outro. Onde o governo precisa do primeiro ministro como a maioria do congresso, onde a opinião do povo para permanecer. E ainda no parlamentarismo tem mais legitimidade porque as decisões não ficam só com uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com