TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Teoria Geral Do Estado

Trabalho Escolar: AVA - Teoria Geral Do Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Auto Desenvolvimento – Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado

Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda à seguinte pergunta:

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Acredito que tanto o Parlamentarismo, quanto o presidencialismo tem seus prós e contras, ficando a decisão de melhor ou pior conforme a diversidade cultural e a opinião pessoal propriamente dita.

Entretanto, podemos destacar que no Parlamentarismo existe uma maior facilidade e a rapidez da aprovação de leis, uma melhor aproximação com minorias étnicas, raciais e ideológicas, menor corrupção por causa da diluição do poder e uma grande diminuição dos custos das campanhas eleitorais, por outro lado, é um sistema restrito, onde o desejo do povo não é necessariamente ouvido e todas as decisões tomadas são definidas pelos próprios “parlamentares”, os conhecidos políticos.

Já o presidencialismo é um sistema onde o povo escolhe quem deseja que tenha o poder. No presidencialismo o chefe de Estado (que simboliza a nação) e o chefe de governo (que dirige a administração do país) são a mesma pessoa. O presidente da República é chefe de Estado e chefe de governo. O governo escolhido permanece por um tempo pré determinado, de normalmente quatro anos, deixando seu mandato antes do tempo apenas por alguma razão muito grave, o que pode ser um problema, pois inúmeras vezes mantem-se no poder pessoas corruptas ou com algum indicio de má representação do poder público.

Diante destas afirmações, o parlamento parece muito melhor e a opção mais saudável de ser tomada, entretanto, pela diversidade cultural e histórico brasileiro, eu pessoalmente acredito que ainda assim o presidencialismo continua sendo o melhor, principalmente por ser um sistema mais “livre” e optativo para a população, devendo apenas sofrer alguns reajustes e ter algumas modificações em suas leis e formas de aplicações, como no exemplo de lesões a economia pública e interesse pessoal sobre o estado, punições e restrições maiores do que as que existem ou mesmo deixam de existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com