TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO 01 GESTÃO DE PROJETOS

Trabalho Escolar: AVALIAÇÃO 01 GESTÃO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  3.602 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

PRODUÇÃO TEXTUAL: FARMÁCIA QUINTESSÊNCIA

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2.DESENVOLVIMENTO.........................................................................................06

2.1 PRODUÇÃO DA FARMÁCIA QUINTESSÊNCIA.............................................08

2.2 MERCADO DA FARMÁCIA QUINTESSÊNCIA................................................09

2.3 GESTÃO DE PESSOAS DA FARMÁCIA QUINTESSÊNCIA..........................12

2.4INTERDISCIPLINARIDADE...............................................................................16

3.CONCLUSÃO......................................................................................................19

4.REFERÊNCIAS...................................................................................................20

INTRODUÇÃO

“A Excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema.” (FNQ-Fundação Nacional da Qualidade).

O objetivo geral da pesquisa é aprofundar a visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e no processo de tomada de decisão.

Os objetivos específicos são:

1. Desenvolver no aluno a visão critica e inovadora de sistemas de gestão empresarial.

2. Aprimorar novos conceitos da gestão moderna de empresas do ramo de fármacos manipulados no país.

3. Aprofundar no discente as ferramentas da administração financeira, no funcionamento orgânico de uma empresa/farmácia de manipulação.

A empresa escolhida para o desenvolvimento do estudo de caso foi a farmácia Quintessência que logo abaixo descreveremos seu histórico de forma sucinta.

Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação, após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita a manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o medico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.

Assim, em 29 de novembro de 1986, foi fundada em Bonsucesso, a primeira Quintessência. O nome Quintessência (quinta essência) foi uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar, fogo e mais um quinto elemento, sem o qual, a matéria era considerada inerte, pois era essa quinta-essência que permitia a vivificação da matéria.

Naquela época, os quatro sócios com idades em torno dos 25 anos, aliaram seus conhecimentos e forca de trabalho e durante 2 anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza até a visitação médica. Em 1988, conseguiram abrir uma nova filial desta vez, no Flamengo, atendendo a um público com demandas e expectativas diferentes do público de Bonsucesso e já podendo contratar funcionários para ajudá-los a dividir o trabalho. Em seguida, vieram as filiais da Tijuca em 1993 e a do Méier em 1997.

Em 1998, os sócios investiram na criação de um pequeno Centro de Treinamento (CTQ) e no Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), pois sentiram a necessidade de estruturar melhor a capacitação de seus colaboradores e de criarem um canal de comunicação com clientes e profissionais de saúde. Há cerca de dez anos, a Quintessência desenvolveu também um laboratório de manipulação alopática, visando atender a uma demanda crescente do mercado neste segmento, buscando o conceito de farmácia única, isto e, capaz de atender a todas ou quase todas as demandas dos prescritores, seja em homeopatia ou em alopatia.

Atualmente, a Quintessência possui cinco lojas, a mais recente inaugurada em 2007 na Barra da Tijuca, dois laboratórios, um para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos, uma equipe de 15 farmacêuticos e cerca de 140 funcionários. (Site Quintessência, acessado em 20/10/2012).

2.DESENVOLVIMENT0

Ao abordar sobre estruturas organizacionais e tratar de seus principais tipos, torna-se importante destacar que, em suas ações, os métodos e os processos encontram o suporte necessário. Podemos ver estruturas a partir de três principais aspectos ou componentes chave, como defende Daft (2002):

A farmácia Quintessência se organiza da forma como está apresentado acima, tendo a diretoria financeira a competência e atividades: >Gestão da Receita, >Gestão das Despesas Compra de Suprimentos, >Administrar a Compra, >Administrar o Estoque,>Gestão do Relacionamento com os Fornecedores.

A diretoria administrativa tem a competência de: >manutenção da infra estrutura física, >desenvolver e acompanhar iniciativas de responsabilidade social, >acompanhar e gerir o capital social da empresa(funcionários/colaboradores).

A diretoria técnica é responsável pela Assistência Farmacêutica,>Padronização Técnica junto aos gerentes. >Supervisão questões técnicas nas lojas e laboratórios Apoio Técnico Científico, >Desenvolver Pesquisas,> Participação em eventos. >Prospecção de compra de matrizes,>Supervisão dos Laboratórios, >Homeopáticos – LHQ,>Supervisão da Manipulação, >Supervisão dos Laboratórios Alopáticos – LAQ, > Supervisão da Manipulação, Assegurar Sistema de Garantia da Qualidade, >Elaboração de POP´s e Manuais, > Receber as visitas de auditorias e fiscalizações, >Adequação às Legislações.

A diretoria de marketing é responsável pelo Marketing, >Planejar, desenvolver e executar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com