TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE INSTITUCIONAL E DE APRENDIZAGEM: NÍVEIS E FUNDAMENTOS.AVALIAÇÃO DE INSTITUCIONAL E DE APRENDIZAGEM: NÍVEIS E FUNDAMENTOS.

Monografias: AVALIAÇÃO DE INSTITUCIONAL E DE APRENDIZAGEM: NÍVEIS E FUNDAMENTOS.AVALIAÇÃO DE INSTITUCIONAL E DE APRENDIZAGEM: NÍVEIS E FUNDAMENTOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Muitas são as questões envolvendo a organização interna da escola sobre as quais os educadores divergem assim como são inúmeras e, quase sempre, inconciliáveis as razões que apresentam para que o consenso não seja alcançado.

Curiosamente, estes atores convergem quando a questão refere-se á complexidade do fenômeno da avaliação. Independente da profundidade de análise que fazem ou da lógica que usam para justificar as razões desta complexidade há acordo que a avaliação é uma categoria particularmente especial e árida. As formas práticas de lidarem com a avaliação, inclusive, tornam a refletir os diferenciados posicionamentos ético-epistemológicos que embasam as escolhas aparentemente técnicas que fazem. Como se percebe, identificam-se nas dificuldades e distanciam-se nas eventuais formas de superação destas. Isso deve significar alguma coisa.

A organização do trabalho escolar como atividade que reúnem diferentes atores é afetada por esta diversidade de concepções, interesses, valores. Disto deriva a necessidade de construção de acordos mínimos para que se balizem as decisões que são tomadas, sem os quais pode-se comprometer a eficácia do trabalho planejado. A avaliação da aprendizagem como uma categoria constitutiva do trabalho pedagógico com alta força indutora nas formas de agir dos atores escolares merece atenção especial visando entender/desvelar seu modus operandi, dentro e fora da sala de aula, dentro e fora da escola.

Não pairam dúvidas acerca da importância da avaliação para promover avanços no desenvolvimento dos estudantes e nos processos de qualificação da escola, cabendo-lhe iluminar os caminhos decisórios.

Não se desconhece que, sem a avaliação, fica-se desprovido de evidências que permitam monitorar e interferir precocemente nas condições que prejudicam ou potencializam a obtenção dos objetivos educacionais pretendidos.

Nesta linha de raciocínio, construímos este ensaio que pretende, inicialmente, estabelecer relações entre a aprendizagem da avaliação incorporada pelos professores ao longo de seu processo de formação e os eventuais reflexos desta, no futuro desenvolvimento profissional, quando participam tanto nos processos de avaliação da aprendizagem como naqueles que não se circunscrevem à sala de aula. A seguir, discutiremos como a aprendizagem da avaliação institucional, ao tomar a escola como referência de análise da qualidade de ensino oferecido, constitui-se mediação importante para abordagens macro e micro dos processos de ensino e por último, discutiremos a responsabilidade dos cursos de formação na ampliação da visão de avaliação dos professores, realçando os saberes que estes podem fazer circular nos processos de trabalho dos quais participam, contribuindo para a qualificação das escolas e para a ampliação das aprendizagens das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com