TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INTERFERÊNCIA SOLAR NA FIXAÇÃO E TAMANHO DE FRUTOS (Litchi Chinenses Somn)

Dissertações: AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INTERFERÊNCIA SOLAR NA FIXAÇÃO E TAMANHO DE FRUTOS (Litchi Chinenses Somn). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INTERFERÊNCIA SOLAR NA FIXAÇÃO E TAMANHO DE FRUTOS

(Litchi chinenses Somn)

Introdução

A produção da lichieira é limitada devido ao grande problema da alternância que está associado com as características genéticas, havendo variedades mais alternantes que outras, as temperaturas altas no outono-inverno também interfere no processo de indução floral e na baixa fixação de frutos. Apesar dos poucos estudos sobre a alternância de produção nos últimos anos, observa-se que as pesquisas visam entender os processos fisiológicos, visando atenuar o problema [1].

Temperaturas muito altas influenciam na produtividade, alterando a proporção de flores femininas e masculinas, consequentemente a polinização e a produção de frutos serão [2].

Pesquisas desenvolvidas por Goren [3] mostram que, a abscisão dos frutos é facilitada pela ação de enzimas hidrolíticas que provoca um rompimento nas paredes celulares na zona de abscisão. O regulador de crescimento etileno promove a síntese destas enzimas hidrolíticas, enquanto o crescimento das plantas e os atrasos nesses processos são regulados por auxinas.

A queda dos frutos de lichia pode causar perdas de produtividade maiores, variando a gravidade de acordo com a cultivar e estação do ano. Após a polinização / fecundação e frutificação, queda de frutos tende a ocorrer em ondas ao longo do desenvolvimento dos frutos, embora a maior parte da abscisão ocorra em desenvolvimento inicial dos frutos e diminui gradualmente com o desenvolvimento dos mesmos [4].

Devido aos problemas relacionados o presente trabalho objetivou avaliar a influencia da interferência solar na fixação e tamanho de frutosnos quatro quadrantes da planta.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi implantado em pomar comercial, localizado na fazenda do Grupo Tsuge - Lote 15 (PADAP), município do Rio Paranaíba, MG.

O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados (DBC) em um sistema fatorial 12 X 4 sendo doze épocas de avaliação e quatro quadrantes da planta, onde foi comparado o crescimento e fixação dos frutos.

Foram selecionadas 9 plantas de lichieira cultivar “Bengal” oriundas de alporquia, com idade aproximada de 10 anos, plantadas em espaçamento 6 x 8 m, totalizando 208 plantas por hectare. As plantas selecionadas foram marcadas e seu dossel dividido com o auxilio de uma bússola em quatro partes o que seria os diferentes quadrantes – “Sul, Leste, Norte, Oeste”.

As avaliações foram realizadas semanalmente no período compreendido entre a 4ª semana após a antese até o ponto de colheita comercial. Para comparar o melhor lado para o desenvolvimento dos frutos entre quadrantes, foi utilizado um paquímetro eletrônico na qual foi extraído o diâmetro (em mm) na parte transversal do terço médio de três frutos em cada panícula, sendo 2 panículas/ quadrante totalizando 8 panículas/ planta. Para comparar o efeito da intensidade luminosa na fixação e crescimento dos frutos da lichieira foi utilizado o contador manual para a contagem de todos os frutos das panículas selecionadas até a colheita dos mesmos.

As características avaliadas foram submetidas à análise de variância, tendo os efeitos dos tratamentos comparados pelo teste de Tukey, a 5 % de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No presente trabalho o crescimento dos frutos em diâmetro não apresentou diferenças significativas nas três primeiras semanas avaliadas. Demonstrando que o desenvolvimento inicial é lento ou inexpressivo dos frutos (Figura 1).

A partir da terceira semana houve uma diferença significativa em todas as avaliações até a décima segunda semana, os frutos saíram de uma média de 5,65 mm na terceira semana para 28,36 mm demonstrando rápido desenvolvimento em 70 dias de avaliação (Tabela 2).

Muitos autores como Pereira & Mitra, [5]; Hieke et. al., [6]; Jaiswal et. al., [7] relataram que o padrão de desenvolvimento dos frutos, de várias cultivares de lichia, é sigmoidal simples com duas fases bens distintas, sendo a primeira caracterizada pelo crescimento da casca e da semente, e a segunda, por rápido crescimento do arilo.

Os frutos se mostraram com diferenças significativas, quando analisado o crescimento dos frutos em diâmetro. O quadrante sul da planta, superou todos os outros lados com média de 29,20 mm na última avaliação que se refere a 112 dias após a antese, mostrando diferença significativa. Já o quadrante norte mostrou diferença significativa comparado com o quadrante oeste não se diferenciando do quadrante leste (Tabela 1).

A fixação dos frutos comparado dentro dos quadrantes da planta foi observada diferença significativa. Sendo que, o quadrante norte destacou se com diferenças significativas de superioridade quando comparado aos outros quadrantes.

Segundo Menzel, [8]; Gárcia-Perez, [1] as temperaturas de outono inverno, afetam diretamente a floração, temperaturas e os níveis de luz na primavera têm efeito sobre a fixação de frutos.

O que pode explicar as causas do aumento na queda dos frutos de acordo com o quadrante e a intensidade luminosa na mesma planta.

CONCLUSÕES

Nas condições em que está instalado este pomar avaliado, o melhor quadrante para o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com