TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO MEC EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Por:   •  22/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

ANA PAULA CRUZ FONTANA

CLEIDE VILLELA ABIB

AVALIAÇÃO DO MEC EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Trabalho apresentado na disciplina de Desenvolvimento de Coleções II ministrada pelo Professor Asy Pepe Sanches Neto, como avaliação com requisito para obtenção de média.

Niterói

2017

1 INTRODUÇÃO

        As bibliotecas universitárias não são uma novidade da contemporaneidade. Elas existem desde a criação das primeiras universidades na Idade Média, ainda que de maneira embrionária, até se tornarem como as conhecemos hoje. Por terem um papel vital na propagação do conhecimento, tanto científico, quanto sociocultural, e serem parte de instituições de ensino onde parte desse conhecimento é gerada, foi necessário que houvesse um órgão para avaliar e fiscalizar as condições e funcionalidade de seus acervos e estrutura.

          Este trabalho busca analisar o processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) aplicado às bibliotecas universitárias, em especifico, à Biblioteca do Instituto de Geociências (BIG) da Universidade Federal Fluminense (UFF), para avaliar se a mesma atende às exigências requeridas. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa por amostragem, com base em análises de quatro ementas de disciplinas atendidas pela BIG, entrevista com os funcionários e questionário aplicado aos usuários.

2 A INSTITUIÇÃO

        A Biblioteca Setorial do Instituto de Geociências foi inaugurada em 1988 na sala 205 do Instituto de Geociências, no Campus Praia Vermelha. Anteriormente, todo acervo bibliográfico utilizado pelo curso de Graduação de Geografia estava na Biblioteca Central do Valonguinho. Em 1992, seu espaço é ampliado após a transferência da Biblioteca do Centro de Memória Fluminense.

Atualmente, a biblioteca se encontra no andar térreo do Instituto de Geociências atendendo o Departamento de Geografia, Departamento de Análise Geoambiental, Departamento de Geologia, todos com cursos de graduação em licenciatura e bacharelado, além do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra e Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Hoje, a Biblioteca do Instituto de Geociências mantém um acervo de aproximadamente 31.209 itens (anais de congressos, dissertações, dissertações UFF, fitas de vídeo, folhetos, livros, mapas, monografias, obras de referências, CDs, periódicos, separata, TCC, teses e teses UFF), abrangendo as áreas de conhecimento: Ciência Ambiental; Geografia Física; Geografia Humana; Geografia Econômica; Cartografia; Sensoriamento Remoto; Educação Ambiental; Geologia, Geofísica, Ecologia e Geoprocessamento.

3 EXIGÊNCIAS DO MEC

        A União tem a responsabilidade de avaliar as Instituições de Ensino Superior, segundo a Lei no 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Essa avaliação é de responsabilidade do Ministério da Educação e utiliza como mecanismo o Manual de verificação in loco das condições institucionais: credenciamento de instituições não universitárias; autorização de cursos superiores (ensino presencial e a distância), supervisionado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP).

Dentre as regras de verificação in loco, os verificadores estão organizados em quatro níveis hierárquicos: dimensões; categorias de análise; indicadores e aspectos a serem avaliados. As dimensões em quatro outros níveis são: o contexto institucional; a organização institucional e pedagógica; o corpo docente e as instalações. Dentro da categoria de instalações, são avaliadas as bibliotecas, tendo como indicadores: espaço físico; acervo e serviços oferecidos. Lembrando que também são verificados os critérios de acessibilidade prescritos na legislação vigente.

Para verificação de espaço físico, a comissão deve visitar as instalações da biblioteca utilizadas pelo curso, verificar a acessibilidade ao acervo por usuários portadores de necessidades especiais, entrevistarem todos os funcionários, entre outros. Para avaliação são verificadas informações como o gerenciamento de risco do local e condições das instalações, acondicionamento do acervo, acessibilidade, sistemas de segurança, sinalização e identificação do acervo.

Para a verificação do acervo, a comissão deve percorrê-lo por completo, verificar seu material registrado, consultar sua política de aquisição e bibliografia básica por curso atendido, sua catalogação do material, suas condições acesso, seus periódicos físicos e eletrônicos. Para avaliação são verificadas a existência do acervo disponibilizado na base de dados, o padrão de intercâmbio dos registros e a informatização do serviço de empréstimo.

Já para verificação dos serviços, a comissão deve visitar a biblioteca, utilizar seus serviços, verificar os recursos de informática, se o horário de funcionamento atende as necessidades de todos os alunos, a capacitação dos funcionários e entrevista-los, entre outras formas de análise. Na avaliação são verificados fatores como o serviço de empréstimo domiciliar, de copia, existência de empréstimo entre bibliotecas e comutação bibliográfica, serviço de consulta, a formação dos profissionais (se são graduados em Biblioteconomia).

[pic 1]

Imagem 1 - vista interna da BIG

4  VISITA TECNICA

No último relatório de Gestão de 2016 foram disponibilizados os seguintes dados numéricos sobre a biblioteca:

  • Freqüência diária - 40 alunos em média
  • Dias de funcionamento - 233 dias no ano
  • Frequência anual - 9.320 alunos em média
  • Empréstimos - 4.353

Para resultados mais precisos, foi aplicado para este estudo um breve questionário aos usuários desta biblioteca, obtendo os seguintes resultados abaixo:

[pic 2]

Gráfico 1

[pic 3]

Gráfico 2

[pic 4]

Gráfico 3

[pic 5]

Gráfico 4

          Como pode ser visto nos gráficos, a biblioteca tem uma boa avaliação pelos usuários. Seu acervo atende, de alguma forma, à 100% da amostra e apenas 4% acham o atendimento dos funcionários ruim.  O serviço disponível mais usado é o de empréstimo, por 84% dos usuários, e em seguida, o de usa-la como uma area de estudo, nas mesas e salas do local, 51% da pesquisa.  O acesso aos computadores só foram lembrados por 3% dos entrevistados. Possivelmente esse numero tão baixo se dá pelo fato de não ser possível usá-los para o lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (569.6 Kb)   docx (312.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com