TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO WEB DE EJA

Trabalho Universitário: AVALIAÇÃO WEB DE EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  1.893 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: Freire começou a ser conhecido pela opinião pública após a experiência de alfabetização em Angicos (RN), em 1962. No sul, esta divulgação se deu através da publicação no jornal "Folha de São Paulo" de uma série de reportagens do jornalista Evaldo Dantas sobre este trabalho. Nestas reportagens eram enfatizadas duas características da metodologia que estava sendo empregada e que era de autoria de um professor da Universidade do Recife:

1 - A esperteza em alfabetizar a partir de um método simples e ao mesmo tempo alienante.

2 - A rapidez da alfabetização e o crescimento da consciência política daqueles que estavam sendo alfabetizados. A famosa "conscientização”.

3 - A conscientização adquirida durante a formação representava uma atração especial para os partidos políticos envolvidos com a situação, ou seja, a área da direita.

4 - O crescimento da consciência política daqueles que estavam sendo alfabetizados em nada modificaria a participação popular no contexto social, pois continuavam pobres.

5 - Nenhuma das alternativas apresenta dados corretos.

RESPOSTA: Nº 02

Questão 2: Paulo Freire reconhece o adulto do meio popular como portador de conhecimento. Tal afirmação, que hoje parece óbvia, ao mesmo uma proposição, começou a ser enfatizada por ele. As experiências de educação de adultos realizadas antes de Freire costumavam retratar a visão geral da época. Existia a visão de que somente o educador possuía conhecimentos, o educando não. Por conseqüência, o papel do educador era o de transmitir este conhecimento ao educando. Atualmente não é licito considerar a escola como a única produtora de conhecimentos. Freire não desvaloriza a escola, mas apenas a desmitifica. Ele também lança luzes sobre a função da escola dentro de sua concepção. Ao interpretar as afirmativas que consolidam o pensamento de Freire, quando esse defende a educação, podemos considerar como INCORRETO, o pensamento que expressa educação como sendo:

1 - Educação é uma ação “instrumentalizadora” na construção da gênese do conhecimento.

2 - Educação deve estar permeada por conteúdos programáticos que sirvam à formação acadêmica, das camadas populares.

3 - Educação se encontra revestida pelo conhecimento popular, ele reconhece importância desse conhecimento, como elemento educativo.

4 - Educação não deve acreditar que apenas o conhecimento popular deva ser desenvolvido nos grupos populares.

5 - Educação para a vida, deve ser diferente da educação dada pela escola.

RESPOSTA Nº 5

Questão 3: Diante do enunciado que se segue; abordando como Paulo Freire entende a relação autoritária aponte a afirmativa Correta. Paulo Freire entende a relação autoritária como:

1 - uma relação pedagógica e democrática,

2 - uma relação que possibilita o diálogo,

3 - uma relação no qual a riqueza das diferenças entre educador e educando permite crescimento e troca,

4 - uma relação na qual alguns sujeitos se tornam objetos de outros diante da construção da história,

5 - uma relação autoritária auxilia na tarefa educacional, pois todos se adequam.

RESPOSTA Nº 04

Questão 4: Na Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, em seu Artigo 208, consta que “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”. Na LDB 9394/96

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com