TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abate Da Carne De Jacaré

Monografias: Abate Da Carne De Jacaré. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 9

Abate

jacaré no ponto de abate

O ponto de abate é determinado pela largura abdominal total. Ela é de 18 cm , sendo medida próximo da pata dianteira. Se bem tratado, o ponto de abate é atingido com 1 ano de idade, mas para um melhor aproveitamento , costuma-se abate com 2 anos, nesta fase a largura abdominal é de aproximadamente 27 cm, aumentando o valor do animal no mercado.

A carne rende 1,7 quilo por animal mais ou menos, sendo comercializada em vários restaurantes especializados em carnes silvestres e exóticas.

O couro necessita de uma autorização do Ibama para ser comercializado. Um cuidado todo especial deve ser tomado ao se comercializar o couro, uma faca de ponta fina deve ser enfiada na cabeça do animal, posteriormente coloca-se um arame de aço pela extensão da coluna vertebral que servirá para insensibilizar o animal , fazendo com que o animal paralise os movimentos. O couro ao redor da cabeça é desprendido, a melhor parte é a da barriga e da lateral, o couro deve ser cortado pelas costas para que o aproveitamento seja maior. Após isso, o couro é desprendido da carne. Furos certamente irão desvalorizar o produto.O couro é então enviado para o freezer até ser curtido.

As patas são cortadas próximas da articulação, são então embalsamadas e usadas como enfeites.Após retirar o couro, retira-se as vísceras, nesta etapa, todo cuidado é pouco para não contaminar a carne.

Depois do abate a cabeça é separada e a carne é lada e embalada em sacos plásticos. Aplica-se etiquetas com informações do criadouro contendo: nº de registro do Ibama, validade e origem do produto.

Mercado

A criação de animais silvestres tem um futuro promissor no Brasil, muito disso se deve ao fato de que há a necessidade de preservar a espécies nativas ameaçadas de extinção; e o jacaré é uma delas.

A criação de jacaré pode ser lucrativa já que apenas 5% dos animais nascidos na natureza atingem a idade adulta, em cativeiro são 90%.

O couro do animal caçado tem só 25% de aproveitamento, em cativeiro é de 100%; e alem disso é caça é ilegal.Isso sem mencionar na carne, um animal (2 anos) produz 1,7 kg de carne e os subprodutos como cabeça e patas que pode servir de enfeite, tendo uma grande demanda.Além de todos esses fatores existe também outro fator positivo: de estar contribuindo para a preservação das espécies nativas.

Para se efetuar a criação de qualquer animal silvestre é necessária a autorização do Ibama e do governo federal responsável pr esta área.

ABATE COMERCIAL

O produtor tem poucos caminhos a seguir com relação ao abate. O primeiro deles é contratar os serviços de um abatedouro de pequenos animais, (essa categoria de estabelecimentos abate suínos, ovinos e outros pequenos animais), que tenha inspeção sanitária.

. Abate humanitário

Há algumas décadas, o abate de animais era considerado uma operação tecnológica de baixo nível científico e não se constituía em um tema pesquisado seriamente por universidades, institutos de pesquisa e indústrias. A tecnologia do abate de animais destinados ao consumo somente assumiu importância científica quando se observou que os eventos que se sucedem desde a propriedade rural até o abate do animal tinham grande influência na qualidade da carne (REHAGRO, 2003) O abate humanitário pode ser definido como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até o manejo no frigorífico. O excesso de agressividade neste manejo pré-abate provoca o estresse dos animais, comprometendo o seu bem-estar, causando dor e sofrimento ao animal, o que é percebido através dos hematomas, das contusões e das fraturas. Uma das etapas que causam mais estresse no período pré-abate é o transporte. Quando os animais são expostos Antes do abate, deve-se garantir que todos os animais estejam insensibilizados corretamente, para que a morte se dê enquanto estão inconscientes (anestesiados), evitando o sofrimento no momento da sangria. Devemos respeito aos animais e o mínimo que podemos garantir é que todas as práticas no manejo ocorram com o menor grau de sofrimento possível, e que na cadeia de produção haja preocupação ética, social e ambiental como um todo (WSPA, 2009).

Outros vários critérios que definem um bom método de abate são:

a) os animais não devem ser tratados com crueldade;

b) os animais não podem ser estressados desnecessariamente;

c) a sangria deve ser a mais rápida e completa possível;

d) as contusões na carcaça devem ser mínimas;

e) e o método de abate deve ser higiênico, econômico e seguro para os operadores (ROÇA, 2001).

MONTAGEM E OPERAÇÃO DO ABATEDOURO

Segundo Oliveira (2008), abatedouro trata-se de um estabelecimento comum

registrado junto às autoridades sanitárias como abatedouro de pequenos animais e registrado junto ao IBAMA para abate de animais silvestres. Para um melhor entendimento do funcionamento de um abatedouro é necessário conhecer as instalações e equipamentos, as técnicas de abate e corte da carne e como é feita a inspeção sanitária. O abatedouro da empresa Pró-fauna será utilizado como modelo.

. Instalações e equipamentos

Em um galpão dividido em baias, cujo acesso é feito por um corredor central, são alojados os animais a serem abatidos. As baias são em piso de concreto e são separadas por muretas de alvenaria, completadas por divisórias de telas de alambrado até o teto. O acesso dos animais é feito por um portão tipo guilhotina, que facilita o manejo (PRÓ-FAUNA, 2009).

Externamente existe um embarcadouro por onde os animais são retirados do

caminhão de transporte. Entre o galpão de recepção e a sala de abate há um corredor poronde os animais são conduzidos. O transporte dos animais é feito por um caminhão cuja carroceria é subdividida em compartimentos separados por grades de ferro escamoteáveis, de maneira que permitem a circulação dos animais entre elas durante o embarque e o desembarque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com