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Abordagem instrucionista e construcionista

Por:   •  12/4/2019  •  Artigo  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

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INSTRUCIONISMO E CONSTRUCIONISMO

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Antes de falarmos em Instrucionismo e Construcionismo precisamos compreender as teorias que serviram de base para essas duas correntes.

Primeiro temos o Behaviorismo, um conjunto de teorias psicológicas que se fundamentam nas práticas do comportamento condicionado dos seres para estudar a relação entre o cérebro e a sua capacidade de aprendizagem. O Instrucionismo, portanto, é uma corrente pedagógica que se apoia no behaviorismo, atuando no meio digital.

Por outro lado, temos o Construtivismo, um outro conjunto de teorias psicológicas que desempenhou um importante papel nos estudos sobre aprendizagem, embora não tenha tido isso como seu objetivo principal. Aqui são avaliadas outras características do saber, onde o conhecimento é adquirido com o tempo e a partir de experiências. O Construcionismo, portanto, é uma corrente pedagógica que se baseia nos princípios construtivistas, onde o aluno passa por um processo maior de envolvimento com o meio para compreendê-lo.

[pic 2]

Na educação, ambas correntes possuem as suas particularidades, que podem funcionar muito bem em determinados casos e falhar em outros.

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O instrucionismo possui um caráter mais repetitivo, onde o professor oferece as instruções necessárias para a realização de uma dada tarefa. Portanto, é possível afirmar que o computador ensina o aluno, corrigindo-o quando a sua resposta não é satisfatória.

É ótimo para ensinar conteúdos que precisam de fórmulas, como na matemática e na física, mas também pode ser usado em outros contextos, como em uma aula sobre acentuação gráfica, por exemplo. Já como ponto negativo, ressaltamos a falta de reflexão, o que torna, muitas vezes, o conteúdo distante do cotidiano do aluno. Portanto, é necessário deixá-lo a par de onde essas fórmulas e regras se aplicam na natureza.

No construcionismo, a realidade é completamente diferente. Aqui o aluno ensina o computador, na medida em que vai vivenciando o conteúdo. É comum a utilização de softwares e a proposição de atividades que estimulem a capacidade criativa do aluno, com a presença, ou não, de um professor, dessa vez com o papel de mediador.

O ponto positivo é a experiência que os alunos adquirem com essas práticas, além de desenvolverem suas capacidades criativas. A parte negativa, porém, é que há uma maior responsabilidade desse aluno para com a sua aprendizagem, o que torna a avaliação um processo muito mais subjetivo e difícil de categorizar.

[pic 4] 

Objeto de Aprendizagem com aplicação pedagógica em Matemática

Como exemplo de TDIC instrucionista temos o Objeto de Aprendizagem Escola Mágica, onde é necessário responder corretamente às questões para seguir adiante. Já como construcionista, podemos observar o espectro de possibilidades de Histórias Mágicas, um recurso educacional onde é possível criar histórias a partir da seleção de elementos dispostos na tela.

Outra possibilidade é o encontro das duas correntes, como é o caso de Minecraft. O jogo utiliza a prerrogativa da mineração de “blocos”, onde é possível montar diversas estruturas diferentes, além de obter uma experiência de vida em um mundo perigoso, onde o jogador precisa fabricar (processo de crafting) os elementos necessários para a sua sobrevivência.

Para craftar um item é necessário conhecer a sua “fórmula”, sendo única e equivalente, muitas vezes, aos elementos do mundo real. Sendo assim, há uma abordagem instrucionista na medida em que o jogador precisa encontrar tutoriais na internet a respeito da fabricação dos itens, além de saber quais características estão presentes em cada tipo de minério (ferro, ouro, diamante) e outros materiais (lã, madeira, linha).

Quanto ao aspecto construcionista, o jogador se depara com uma experiência de sobrevivência em um mundo hostil, onde zumbis e outros inimigos atacam à noite, e para isso precisam descobrir os elementos da natureza e utilizá-los a seu favor. Também é possível jogar com amigos para superar as dificuldades de forma cooperativa, além de construir casas e propriedades de diversos tipos.

[pic 5]

No plano de aula é possível observar uma abordagem construcionista na elaboração da Fanfic. Os alunos foram apresentados ao site Nyah Fanfiction!, onde puderam experimentar as decisões de um autor (história base, título da fanfic, título do capítulo, gêneros, avisos legais, classificação etária), além de criarem por contra própria, divididos em grupos, um capítulo inteiro, utilizando os elementos da narrativa e os tipos de discurso.

A proposta da atividade no plano de aula se deu da seguinte forma:

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Modelos: Instrucionista e Construcionista de Educação:

O quadro a seguir (Sales, 2005), fundamentado em Valente (1998) e Papert (1986, 1994) apresenta um paralelo entre os modelos, instrucionista e construcionista de educação:

 

 

INSTRUCIONISTA

CONSTRUCIONISTA

CONHECIMENTO

- Adquirido por meio da instrução.

- A única maneira de melhorar o conhecimento do aluno sobre determinado tópico é ensinar mais sobre aquele tópico.

- Ênfase na construção do conhecimento e não na instrução.

- A busca do conhecimento específico que o aluno precisa é que o ajudará a obter mais conhecimento.

ENSINO

- Dá-se no sentido: Computador-Software-Aluno.

- Por meio do computador o aluno é instruído e pode adquirir conceitos sobre qualquer área.

- Dá-se no sentido: Aluno-Software-Computador.

- Tem por objetivo ensinar de forma a obter a maior aprendizagem com um mínimo de ensino.

APRENDIZAGEM

- Aprendizagem centrada no ensino. 

- O computador comanda a aprendizagem do aluno.

 

- A via que conduz a uma melhor aprendizagem é o aperfeiçoamento da instrução.

 

- Centra-se na aprendizagem e não no ensino.

- A aprendizagem ocorre em razão do aluno estar executando uma tarefa mediada pelo computador.

- O aluno gerencia seu próprio processo de aprendizagem.

- Visa desenvolver a capacidade matética, que é o conjunto de princípios norteadores que regem a aprendizagem.

PROFESSOR

- Repassador do conhecimento e de instruções.

- Tem o papel de especialista de conteúdos.

-Criador de ambientes de aprendizagem.

- Agente facilitador do processo de desenvolvimento cognitivo do aluno.

- Mediador da interação aluno-computador.

- Tem por função a investigação da estrutura mental do aluno.

ALUNO

- Receptor passivo do conhecimento.

 

-Consultor de instruções.

- Construtor de seu próprio conhecimento.

- Gerenciador da informação, da solução de problemas e da aprendizagem independente.

O USO DO COMPUTADOR

-Máquina de ensinar (instrução programada).

- Informatização dos métodos de ensino tradicionais.

- É introduzido na Escola como disciplina curricular, é o aprender sobre computadores.

- Ferramenta intelectual para promover a aprendizagem.

- Meio de transferência do controle do processo de ensino do professor para o aluno.

- Veículo auxiliar no processo de expressão de nosso pensamento e da reflexão.



Leia mais: 
https://informaticaaplicada.webnode.com.br/products/modelos%3A%20instrucionista%20e%20construcionista%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%3A%20%20%20/

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