TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrindo uma franquia

Projeto de pesquisa: Abrindo uma franquia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.185 Palavras (13 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Grandes transformações político-econômicas vem ocorrendo em todo mundo, trazendo conflitos diretos para as organizações que vêm buscando continuamente maior competitividade em um ambiente de constante mudança e crescente exigência dos consumidores e do mercado. Com o aumento da concorrência e os avanços tecnológicos, tem gerado pressões nas organizações causando o desenvolvimento e a busca de um padrão que as tornem mais inovadoras, criativas, flexíveis, com o sentido de buscar potencializar seus resultados e garantir sucesso no mercado.

Estas transformações têm levado as organizações a pensar sobre o seu negócio e as competências necessárias para se manterem competitivas no mercado e a necessidade do desenvolvimento de competências individuais que passam a ser indispensáveis para se sustentar no mercado de trabalho.

Considerando que as organizações para ter sucesso no mundo tão globalizado, com tecnologia avançada e clientes exigentes, é necessário indicar os enfoques organizacionais e individuais. Existem ferramentas que são pertinentes para se construir modelos organizacionais mais arrojados.

A proposta deste trabalho é de mostrar todo processo que é imprescindível para abri uma franquia, o caminho que deve ser percorrido, as ferramentas necessárias para manter uma empresa no mercado, evitar resultados indesejados e a responsabilidade socioambiental que todos devem ter atualmente, e que abrange as organizações e a sociedade em geral.

2 DESENVOLVIMENTO

Em um mundo tão competitivo e globalizado, que vem passando por transformações no desenvolvimento do trabalho em todas as áreas, vê-se cada vez mais a necessidade das organizações buscarem profissionais que tenham conhecimento, que sejam capacitados, que busquem se especializar cada vez mais para enfrentar os desafios presentes e futuros no mercado tão concorrido. As empresas vêm criando e desenvolvendo políticas que alinhem a área de Recursos Humanos com a estratégia da empresa. Por isso, a necessidade de ter profissionais que agreguem valor para a organização e que façam a diferença através de competências individuais. A Competência reúne os conhecimentos (saber fazer), habilidades (como fazer) e atitudes (querer fazer) para desempenhar o trabalho e solucionar problemas. A pessoa tem que ter capacidade e iniciativa, ser flexível, criativa, entender e dominar situações novas e adversas, ter responsabilidade e fazer com que as pessoas reconheçam o seu trabalho.

A competência organizacional é a união das competências básicas e essenciais. As competências básicas elas se materializam através de trabalhos individualmente ou em grupos, colaborando para manter a organização no mercado, mas não a diferenciam de outras organizações. Já as competências essenciais, distinguem a organização, dando raiz a diferenciais de concorrência e contribuindo categoricamente para a sua consolidação no mercado competitivo. As competências essenciais que um líder deve ter, em primeiro lugar é influenciar e convencer pessoas, é colocar as suas ideias e fazer com que as pessoas compartilhem e foquem no mesmo objetivo, ter uma comunicação franca e clara, ser visionário, que é prospectar o futuro da empresa, ser persuasivo e estratégico, enfrentar os problemas, as ameaças e as oportunidades externas da empresa com sabedoria, ser agradável, aberto, decisivo e prezar a ética, afinal de contas a liderança tem que ser baseada em princípios, valores e moral.

Pode-se entender que a aptidão gerencial tem como capacidade de movimentar vários recursos cognitivos que são: informações, saberes, habilidades e inteligências. As competências gerenciais são qualificações que um administrador dever ter para assumir um cargo e desempenhá-lo eficazmente, é ter uma visão sistêmica. Levy-Leboyer, em Gestión de las competencias, elege 22 competências genéricas para área gerencial. Segue abaixo cinco competências genéricas:

1. Comunicação verbal e escrita – ter uma linguagem de fácil entendimento, simples, direta e objetiva, natural para que haja compreensão de todos

2. Capacidade para resolução de problemas - tem que entender o que está acontecendo, buscar a fonte do problema, determinar e executar o que tem de ser feito para solucionar o problema.

3. Planejamento e organização – definir metas, perceber a realidade, avaliar os caminhos e prospectar o futuro.

4. Delegação – transferir o poder de realização a outro. Oferecer oportunidades para que outros façam, aprendam e cresçam.

5. Formação de equipes - manter as pessoas motivadas em prol de um objetivo e de uma filosofia de trabalho comuns e reconhecer seus resultados. Fazer com que os colaboradores passem a ajudar a construir a empresa com responsabilidade e compromisso pelos objetivos próprios e empresariais.

Franquia é um sistema pelo qual uma empresa (franqueador) cede a outro empreendedor (franqueado) o direito de fazer uso de sua marca ou patente, disseminar seus produtos ou serviços e empregar sua tecnologia e conhecimento de negócios. O sistema de franchising teve início no século 19, nos Estados Unidos, como saída para empresas que tinham problemas em distribuir seus produtos e expandir suas marcas após a guerra civil. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham em até cinco anos após a inauguração, contra 80% das empresas normais. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o faturamento do setor atingiu R$ 103 bilhões em 2012, crescimento de 16,2% em relação a 2011. As franquias aumentaram sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) passando de 2,1% em 2011 para 2,3% em 2012. Gerou um aumento de empregos diretos de 12,3%. Para 2013 a ABF espera um crescimento de 16% no faturamento, de 9% de novas redes e de 11% na abertura de unidades e geração de 103.500 empregos diretos.

A melhor maneira de captar recursos para o negócio seria com o franqueador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com