TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absorção de energia elétrica

Tese: Absorção de energia elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE EXPERIMENTAL

ENGENHARIA DE PETROLÉO E GÁS 3º SEMESTRE

QUÍMICA GERAL

TESTE DE CHAMAS

GABRIEL SANTANA PEREIRA

CENTRO UNVERSITARIO JORGE AMADO - UNIJORGE

Objetivo

O experimento tem como objetivo mostrar a absorção de energia pelos elétrons presentes nos átomos de cada elemento nos fazendo entender os postulados de Bohr.

Introdução

Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz,etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de um nível mais baixo para outro mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico. Emgeral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.

Procedimento:

Com utilização de alguns equipamentos como um fio de platina e um bico de Bunsen iniciamos o experimento acendendo o bico de Bunsen de tal forma fazendo com que a chama permanecesse azul. Posteriormente banhávamos o fio de platina num concentrado de ácido clorídrico e colocávamos na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação no fio que pudesse violar o experimento, a seguir mergulhávamos novamente o fio no ácido e assim coletávamos uma pequena amostra do sal desejado para que fosse colocado próximo a chama, procedemos de forma semelhante em 8 amostras de sal.

Resultados:

Observando atentamente podemos notar a mudança de coloração da chama quando colocado diferentes amostras de sal em contato com o fogo. Observe o resultado encontrado na tabela a seguir:

Sal Cor da Solução Cor do Sal

CaCl_2 Laranja Verde

CuCl_2 Verde Laranja

NaCl Laranja Laranja

BaCl_2 Verde/Laranja Laranja

LiCl Vermelho Laranja/Vermelho

〖SrCl〗_2 Vermelho Vermelho

KCl Lilás Laranja

CuSo4 Verde Laranja

Procedimento:

Com utilização de alguns matériais como um fio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com