TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academico

Ensaios: Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Para nos auxiliar na parte de registros contábeis nos foram apresentadas as principais técnicas contábeis:

• Escrituração

• Demonstrações contábeis

• Auditoria

• Analise das demonstrações contábeis

Escrituração nada mais é do que o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio, esse registro e chamado de lançamento e os mesmo são realizados nos livros contábeis, por tanto podemos dizer que a escrituração e um conjunto de lançamentos. A escrituração tem origem a partir da existência de documentos, que são os elementos comprobatórios do lançamento. Existem dois métodos de escrituração partida simples e partidas dobradas.

No método das partículas simples as operações são registradas através de um só elemento, ou seja, são controles individuais de conta a conta sem relação entre si.

Já no método das partidas dobras as contas são relacionadas entre si (para cada debito haverá um crédito). O método das partidas dobradas é o mais utilizado pelos profissionais da área da contabilidade, pois o mesmo é mais eficaz para as questões de controle e administração patrimonial. A ordem da escrituração podem ser realizadas de varias formas diferentes, a partir da escola contábil, da compreensão da ciência contábil ou do local de trabalho.

Abaixo esporemos uma das formas possíveis de realizar a descriminação da ordem de escrituração:

O livro diário é o único livro de obrigatoriedade para todas as empresas, as mesmas são obrigadas a fazer escriturações dos movimentos diários neste livro em conformidade com o código civil, sendo elas com fins lucrativos ou sem fins lucrativos, com exceção para as empresas com faturamento inferior ou igual a R$ 36.000,00 por ano. Os registros do livro diário e composto por cinco tipos de informações, local e data do fato, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico e valor. Na sequencia os lançamento devem ser transcritos no livro razão.

Os lançamentos realizados no diário devem ser efetuados de forma clara, individual e cronológica fazendo-se as devidas referências em conformidade com os documentos comprobatório de todas as operações registradas de quaisquer fatos que desencadeiam variações patrimoniais.

Assim como o diário, o razão e outra ferramenta fundamental para o processo contábil e é exigido pela legislação brasileira para as empresas com tributação de imposto de renda com base no lucro real. Através do razão é possível se ter controle da movimentação de todas as contas. Tal controle nos permite analisar as contas de forma individual e detalhada, permitindo a apuração dos resultados e a elaboração de demonstrações contábeis como balancete de verificação do razão e balaço patrimonial.

O balancete de verificação como o nome propriamente dito, tem função de verificar a igualdade entre os saldos credores e devedores, para logo após emitir os relatórios contábeis. O balanço patrimonial

De acordo com norma IAS 1 as apresentações financeiras devem garantir compatibilidade tanto com as demonstrações financeira de outros períodos da entidade quanto as demonstrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com