TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessar o texto Objetivo da Contabilidade

Tese: Acessar o texto Objetivo da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.

Faculdade Anhanguera de São José

Curso de Graduação em Administração

Aline Apª da Silva Garcia RA 9230613406

Cintia Vieira Santos RA 92015712

Flavia de Cassia Silva RA 9292601268

ATPS – TEORIA DA CONTABILIDADE

Professor: REGIO ALVES

São José dos Campos/2013

ETAPA 1

Passo 1 (Aluno)

Acessar o texto Objetivo da Contabilidade, disponível em

() Acesso em: 28

set. 2012, e em no máximo uma lauda elabore resumo sobre as principais mensagens do

artigo.

Passo 2 (Equipe)

Reunir-se com sua equipe e redijam uma redação de no máximo 30 linhas sobre qual a

semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa. Quais controles,

quais resultados, quais objetivos financeiros você possui enquanto cidadão que se parece

com os de uma organização.

Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações.

As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós PF’s, já para as PJ’s essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados. As Despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir. Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho as empesas necessitam de matéria-prima para gerar lucro.

Passo 3 (Equipe)

Escolher um empresário de sua cidade (facilitem a escolha preferindo um sócio, diretor ou

empresário que você ou algum membro do grupo conheça) e realizem uma entrevista, procurando obter qual a visão desse empresário sobre a importância da Contabilidade na

gestão de sua empresa. Validem com o professor da disciplina as perguntas que seu grupo

gostaria de fazer.

Para. José Roberto Capua: (2010 © Cápua Engenharia - Todos direitos reservados . )

Não basta ter boas idéias, força de vontade e determinação. Além de tempo e dinheiro, o empreendedor precisa de preparo, suporte e planejamento. Para que o negócio se fortaleça e se torne saudável, o trabalho do contabilista é fundamental.

A contabilidade é fonte de informação indispensável para que o empreendimento cresça seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos.

O reconhecimento do mercado implica também em preparo dos contabilistas no atendimento de seus clientes. O contato pessoal e a confiança, acrescidos de uma visão estratégica do negócio, são apontados pelos empresários como requisitos para a relação de parceria.

ETAPA 2

Passo 1 (Equipe)

Ler o artigo Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma

análise do ensino da teoria da contabilidade, disponível em

() Acesso em: 28

set. 2012, e no máximo em cinco laudas elabore resumo do item 2, p. 2 a 10, descrevendo os

conceitos oferecidos pelo autor sobre os temas abordados nas aulas-tema.

O goodwill é um ativo intangível que surge, na maioria das vezes, decorrente da aquisição de uma empresa por outra. Assim o goodwill é normalmente a diferença entre o que uma empresa paga para adquirir outra e o valor patrimonial dessa mesma empresa (Capital Próprio).

O goodwill é o reflexo do valor intangível de uma empresa que se consubstancia, por exemplo, no valor da sua marca, na sua carteira de clientes, nos seus recursos humanos, etc.

Uma empresa que tenha um Capital Próprio (valor patrimonial) reduzido mas que tenha, por exemplo uma carteira de clientes muito vasta, ou inovações tecnológicas no seu processo produtivo que lhe permitam antever um grande crescimento, terá um grande goodwill.

Onde ativo seria o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Estudar o ativo seria muito importante pois este está ligado diretamente a receitas e despesas. E é de utlidade também para definição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com